Mesmo que você escreva um artigo para o blog de uma empresa de vez em quando, atualize a oferta da loja de sapato masculino ou poste uma mensagem curta nas redes sociais – na maioria dos casos você não usa 100% do potencial do seu conteúdo.
Hoje em dia, o marketing de conteúdo deve ser muito importante. E isso tanto do ponto de vista de conversão e vendas, quanto de visibilidade amplamente entendida na web.
O conteúdo deve ser pensado, analisado e publicado com plena consciência. Para chamar a atenção do motor de busca Google, uma caneta de luz e boa vontade não são suficientes. Os fundamentos da preparação de bons textos abrangentes são pura análise, pesquisa e tirar conclusões.
Manter um blog “contanto que fosse” não fará muito sentido. Continue lendo para aprender como otimizar seu processo de planejamento de conteúdo para que você possa usar seu tempo de escrita com mais eficiência!
Relações entre conteúdo, marketing de conteúdo, SEO e visibilidade online
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que consiste em atingir objetivos de vendas, relações públicas e imagem com o uso de conteúdo. A chave é entender que o conteúdo não é apenas sobre um blog. Para marketing de conteúdo, podemos usar, entre outros:
- textos de guia geral, ou os chamados zona de conhecimento;
- uma seção de inspiração que mostra seu produto em uso;
- guias, dicas e conselhos precisos;
- conteúdo perene, ou seja, informações valiosas que estão sempre atualizadas;
- infográficos e estudos de pesquisa apresentados de forma interessante;
- e-books desenvolvendo um tema específico;
- material de áudio e vídeo.
Com a ajuda deles, você pode maximizar a eficácia do Marketing de Conteúdo para o seu negócio. Um bom artigo irá se posicionar, alcançando altas posições no mecanismo de busca e trazendo tráfego para o site.
Maior visibilidade do site e conteúdo valioso aumentará a credibilidade e autoridade de sua empresa. Um CTA (call to action) inteligentemente colocado aumentará o número de consultas. Um artigo interessante e popular será copiado por outras fontes, aumentando naturalmente o reconhecimento da sua marca.
O que é um plano de conteúdo?
Um plano de conteúdo é um conjunto de diretrizes de conteúdo e uma espécie de roteiro de marketing. Existem muitas vantagens em seguir o plano de conteúdo.
- Ele ajuda você a planejar seu conteúdo a longo prazo, para que possa gerenciar melhor o tempo no seu negócio. Você não precisa inventar tópicos e diretrizes com frequência – faça isso de vez em quando;
- Você pode adotar uma estratégia de marketing coerente, por exemplo, postagens em blogs, comunicação em mídia social, outras campanhas publicitárias, promoção de produtos – tudo tematicamente consistente;
- Você irá agendar a publicação do conteúdo – você pode passar alguns dias preparando todos os textos e então agendar publicações regulares;
- Aumente a visibilidade do seu site com um posicionamento natural de frase de cauda longa;
- Graças à pesquisa, ao preparar o plano de conteúdo, você entenderá as intenções e os problemas de seus clientes;
- Você irá preparar diretrizes consistentes e claras em termos técnicos e de conteúdo para o redator que prepara seu conteúdo;
- Você aprenderá sobre as atividades da competição e compensará sua vantagem – por exemplo, retomando os mesmos tópicos em um blog, mas expandindo-os significativamente, graças ao qual você criará um conteúdo mais valioso do que eles.
O processo de criação de um plano de conteúdo
Primeiro, você precisa pesquisar a demanda por conteúdo sobre tópicos específicos. Em seguida, especifique o vocabulário exato que os usuários estão usando. Quais palavras eles usam, em que ordem, eles usam variações e quão precisa é a resposta que eles esperam.
Você também precisa descobrir com que intenção eles estão procurando uma frase específica. Eles estão procurando por um produto específico, solução para um problema ou talvez inspiração? Depende do que você escreverá e do vocabulário que usará.
Finalmente, decida o que você deseja que o usuário faça – vá para uma subpágina de produto, para outro artigo, clique em um contato ou inscreva-se em um boletim informativo? Com base nisso, você está trabalhando no CTA e na vinculação interna.
A partir das considerações acima, surge o processo de preparação do plano de conteúdo:
- Análise de mercado e concorrência, comparando suas ações com as de seus concorrentes;
- Análise das necessidades, problemas e dúvidas dos usuários;
- Análise dos tópicos mais pesquisados relacionados à frases-chave importantes para a página;
- Especifique as perguntas e frases-chave exatas que estão sendo pesquisadas;
- Elaboração de diretrizes para conteúdos específicos;
- Preparação de um plano para um período de tempo especificado (por exemplo, um mês, um trimestre).
- Agendar link building para que seus artigos tenham uma classificação mais elevada no mecanismo de busca (opcional, dependendo do orçamento).
Não existe um método universal de “formatar” o plano de conteúdo – tudo depende das necessidades específicas da empresa e da forma como os projetos e tarefas são gerenciados no trabalho.
O que deve estar no plano de conteúdo?
A seguir, apresentamos nossas sugestões sobre o que incluir no plano de conteúdo para artigos de blog. Você pode modificá-lo livremente para atender às suas necessidades.
- A principal frase-chave;
- Título do artigo (deve ter a frase-chave principal no conteúdo);
- Os subtítulos, ou seja, os cabeçalhos H2 e H3 (é bom se eles também tiverem frases-chave principais ou secundárias), devem descrever o conteúdo dos parágrafos;
- Frases a serem usadas no conteúdo – as chamadas frases e palavras relacionadas e sinônimos que fornecem contexto, com base nas palavras encontradas nos artigos nas primeiras posições no Google para a frase mais importante;
- O comprimento do texto, ou seja, o número de caracteres / palavras (também com base no comprimento dos artigos no TOP10 para a frase mais importante);
- Links internos – para quais âncoras e sub páginas os links devem levar;
- Data (e hora opcional) de publicação.
Cronograma de distribuição de marketing de conteúdo
Para que o marketing de conteúdo alcance o efeito mais eficaz – tanto do ponto de vista de SEO, RP e vendas – as publicações devem ser regulares (por exemplo, um texto de blog por semana).
Vale a pena entrar em contato com diferentes canais com o mesmo tópico – por exemplo, acompanhamento de um texto de blog no Facebook ou Twitter ou um resumo de um grande artigo na forma de infográficos. Lembre-se de que as atividades de marketing abrangentes são as melhores!
Definir um cronograma facilita a análise dos efeitos e a adoção de uma determinada estratégia temática. É uma boa ideia agendar alguns meses antes, mas seja flexível. Se você pensar, em retrospecto, que algum dos tópicos é mais atual, troque de lugar. Você também pode inserir mais conteúdo de notícias atual entre eles.
Ao criar uma programação e incluir todo o conteúdo que está pronto ou em preparação, você não perderá uma publicação!