Marketing Digital Tecnologia e Inovação

Estratégias de marketing digital para promover um negócio online

Marketing digital

A estratégia de marketing digital que você vai adotar no site da sua empresa vai depender de fatores como:

Seu orçamento: quanto menor ele for, mais limitada será sua estratégia. Mas isso não significa seu fracasso. Você pode apostar em avaliações e opiniões de seus clientes. A prova social traz grandes resultados.

Seu público-alvo: de acordo com ele, você vai direcionar suas estratégias. Com base em seu comportamento você escolhe em que rede social aparecer, qual linguagem usar, quais produtos promover e etc.

Seu Produto: não existe uma forma genérica de trabalhar o marketing de empresas. Cada produto ou serviço exige uma estratégia diferente e personalizada. 

Existem 5 estratégias básicas que podem ser adotadas por todos que desejam promover seu negócio na internet. Vamos explorar cada um deles:

Crie um Blog

Criar um blog ainda é uma estratégia importante para quem quer promover seu negócio pela internet. Além de uma bela vitrine, ele aproxima sua empresa dos clientes e cria um vínculo mais forte.

Mas o blog tem também a capacidade de gerar tráfego e trazer clientes que estão fora de suas redes sociais, através das pesquisas no Google.

Observe os seguintes pontos no momento e criação do blog

  • Conteúdo: tenha um conteúdo de alta qualidade, que contemple bem todos os assuntos que se propõe a abordar. Evite textos rasos, resumidos e mal escritos. Preze pela ortografia, gramática, qualidade das informações e estrutura do texto
  • Marca: construa sua marca e use seu blog para fortalecê-la. Uma marca forte acaba se vendendo com muito mais facilidade com o passar do tempo.
  • Consistência: determine uma regularidade nas postagens. Não deixe o blog morrer, poste sempre novos conteúdos para que ele permaneça ativo e trabalhando a seu favor.

Aposte em vídeos e tutoriais

O consumo de vídeos e tutoriais vem aumentando exponencialmente. Sua praticidade agrada os internautas, que acabam sempre parando para ver e compartilhando esse tipo de conteúdo.

Portanto, é uma excelente ideia investir nesse tipo de tendência.

Por ser muito visual, as pessoas não precisam gastar muito tempo tentando compreender como funciona o produto ou serviço. 

Além disso, tutoriais de poucos segundos são capazes de ensinar muito melhor que manuais ou vídeos longos. 

Outro benefício é a possibilidade de disponibilizá-los nas redes sociais, onde as pessoas passam a maior parte do tempo. Você ganha visibilidade e a possibilidade de converter seguidores em clientes é muito grande.

Aposte em vídeos curtos, fáceis de compreender, com imagem de qualidade e que faça com que seu público se identifique. 

Aproveite a recomendação de produtos dentro de seu site

Muitos sites renomados como Amazon e Netshoes usam esse artifício para vender. Se os grandes usam, você também deve usar. 

A ideia é oferecer ao seu cliente produtos relacionados com o que ele está comprando. Apesar de parecer uma estratégia não muito interessante, ela traz mais resultados do que se imagina. 

Segundo pesquisas, 35% da receita de sites como a Amazon são advindas dessas recomendações. 

Portanto, é uma boa ideia aderir a ela no seu site também. Você gera mais vendas. Normalmente os clientes gostam de recomendações e acabam voltando.

Além de recomendar, você pode associar às recomendações um texto de marketing estratégico para deixar o produto ainda mais atraente e converter a venda.

E-mail Marketing

Mais da metade da população usa e-mail. Aproveite isso para incorporá-los à sua estratégia de marketing. 

Envie ofertas de acordo com o perfil de seu cliente e ajustado ao nível que ele está (se acabou de conhecer o site, se já é cliente ou se ainda não fez nenhuma compra)

Existe a possibilidade de automatizar o envio desses e-mails, o que é mais viável.

Ofereça suporte ao cliente

Os clientes querem agilidade e qualidade de atendimento. Esse tem se tornado o grande diferencial no mercado online. A experiência do cliente vem antes do preço e até da qualidade do produto.

Portanto, aposte nisso e disponibilize para seu cliente descrições detalhadas dos produtos e facilidade de comunicação.

Além disso, tenha uma equipe preparada e sempre à disposição para atender aos clientes e solucionar os mais diversos problemas. Priorize a venda com qualidade para evitar problemas no pós-venda. 

Um cliente bem atendido sempre retorna e recomenda seu site para outras pessoas. É através da experiência dele que outros clientes vão optar ou não pela compra de seu produto. 

O que é SEO, quais são as vantagens e desvantagens?

Clara Gomes

Como aumentar o tráfego do meu site? – Confira 3 dicas essenciais!

Gabriel Araujo

Marketing de conteúdo para SEO: como aplicar essa estratégia

Gabriel Araujo