Tecnologia e Inovação

O que significa exatamente hospedagem na web?

O que significa exatamente hospedagem na web?

Hospedagem na Web é um termo para fornecer espaço de armazenamento para sites. Um provedor, o chamado provedor, aluga pacotes de hospedagem ao proprietário de um site, que deve ser configurado neste site. 

 

Os clientes se beneficiam do know-how do provedor de serviços e não precisam cuidar da manutenção dos servidores e do software em segundo plano. 

 

No entanto, nem todos os produtos de hospedagem na web são criados iguais. Suporte para diferentes linguagens de script, ofertas de banco de dados e disponibilidade são três subáreas que precisam ser consideradas.

 

Existem vários requisitos para a realização de projetos na Internet. O site, fórum ou blog deve ter um bom design e o conteúdo deve, claro, ter valor agregado. No entanto, há um tópico com o qual você precisa lidar desde o início do planejamento: a hospedagem do site. Desempenho e segurança só podem ser garantidos com um bom prestador de serviços nesta área. Mas o que exatamente significa hospedagem na web?

 

Formas de hospedagem na web

A hospedagem parece trivial, mas é uma área vasta. Por isso, é importante conhecer as diferentes formas. Esta é a única maneira de adaptar uma oferta às suas próprias necessidades. 

 

Hospedagem na Web é obter o espaço de armazenamento necessário na Internet para criar seus próprios sites. No entanto, há uma variedade de tipos no espaço de hospedagem na web. 

 

O tipo normal de espaço web é encontrado na maioria dos casos em conexão com PHP e banco de dados MySQL. Os diferentes scripts na Internet podem ser instalados na memória para que blogs, sistemas de gerenciamento de conteúdo e outras coisas possam ser implementados.

 

Mas existem outros tipos de hospedagem de sites. Afinal, é cada vez mais importante poder responder às exigências da web moderna. A nuvem desempenha um papel importante aqui. 

 

O host da web não fornece o espaço exato da web, mas calcula exatamente as coisas que são colocadas na Internet. A nuvem é particularmente adequada para grandes projetos que colocariam altas demandas em um servidor ou espaço da web.

 

Esse também é o tópico: Não existe apenas espaço na web, ou seja, uma memória fixa que você recebe do seu provedor. Você pode até alugar seu próprio servidor na Internet. Mas é aqui que fica realmente complexo.

 

Barato e de baixa manutenção

As ofertas de hospedagem compartilhada são a forma mais comum. As presenças na Internet de vários provedores e domínios estão hospedadas no mesmo servidor. Eles compartilham os recursos, como o processador. 

 

As vantagens aqui são óbvias. Como vários clientes compartilham um servidor, os custos são divididos entre eles. Para isso, as perdas de desempenho devem ser aceitas, pois o desempenho geral de um servidor não pertence a um, mas a muitos clientes. 

 

O provedor de hospedagem gerencia o software usado no servidor, como sistemas de banco de dados. Assim, as atualizações também estão em suas mãos. Essa forma de hospedagem na web é ideal como uma variante econômica e de fácil manutenção, especialmente para presenças online de pequeno e médio porte.

 

A maioria dos usuários na rede pode se virar com um espaço web normal. Existem recursos fixos aqui e o provedor cuida de tudo o que tem a ver com a administração dos servidores de qualquer forma. 

 

No entanto, isso também tem a limitação de que você não pode desenvolver no espaço da web de forma que tudo possa ser testado. Para projetos maiores e soluções técnicas particularmente exigentes, os especialistas costumam usar seu próprio servidor. Isso está disponível em muitas variantes e com uma ampla variedade de sistemas operacionais. 

 

A variante clássica pode ser encontrada na área Linux. Um servidor com Linux e as instalações correspondentes para operar seu próprio servidor web pode ser usado para buscar as melhores soluções. No entanto, também existem servidores virtualizados.

 

A hospedagem na Web é, portanto, um tema complexo e está mudando como a própria Internet. Você deve verificar as ofertas relevantes e começar a procurar um provedor de serviços confiável. Então você tem a base técnica certa para trabalhar com a Internet e para criar seus próprios projetos. 

 

Para encontrar o produto certo para você no final, você deve simplesmente procurar aconselhamento do provedor de serviços selecionado. Os grandes players do setor de hospedagem na web devem, portanto, ser as empresas certas, especialmente para iniciantes.

A geladeira não liga: o que fazer

Clara Gomes

Ar condicionado faz mal à saúde? Entenda os riscos e como evitá-los!

Andre Goncalves

O que é um analista de marketing

Andre Goncalves