Notícias

O que é plano controle? – Entenda o que é e como funciona!

O que é plano controle

O que é plano controle? Como funciona esse tipo de plano? Vale a pena assinar um plano controle ou não? Quais são os benefícios que usufruímos ao usar um plano controle? O plano controle funciona como um pré-pago ou não? O plano controle funciona como um pós-pago ou não? Vale a pena assinar contrato desse tipo de plano? Como falar com o Televendas Americanet para contratar meu plano controle?

A internet móvel já foi mais necessária no passado. Atualmente, não precisamos tanto dela como há 20 anos atrás. Quando chegou aos smartphones, a internet móvel era uma verdadeira revolução, afinal, em 2005 não eram todos que tinham acesso a internet de qualidade em casa, e os dispositivos ainda funcionavam via cabo Ethernet, ou seja, o wifi não era tão difundido.

Com o tempo, a fibra óptica chegou à casa das pessoas juntamente ao wifi. Daí para frente, cada vez menos usamos a internet móvel, e cada vez mais usamos wifi residencial ou então de estabelecimentos que encontramos pelas ruas. Dessa forma, portanto, a internet móvel se tornou desnecessária a não ser em momentos pontuais.

São momentos em que estamos na rua, indo até a faculdade a pé, pegando um ônibus até outra cidade que não tenha sinal de wifi embutido, entre outros detalhes. Então, surge a necessidade de ter um plano, ainda que reduzido, mas que possua um pacote de dados móveis para ajudar a nos conectar com o restante do mundo.

Surge então uma novidade no mercado de telefonia móvel: os planos controles. São perfeitos para quem precisa de internet pontualmente, e deseja pagar pouco por esse benefício. Caso queira saber o que é plano controle, acompanhe-nos até o final do conteúdo e saiba mais. Vamos lá!

 

O que é plano controle?

Afinal, o que é plano controle? Em termos gerais, para já responder a sua pergunta antes de partirmos para as especificidades do plano, trata-se de um plano onde você tem maior controle de seus gastos, por isso leva o nome que tem. É um plano que permite que você gaste menos, usando serviços pontualmente escolhidos.

No tópico abaixo, você verá que na realidade ele é um plano que surgiu graças a junção de outros dois, entre benefícios e formas de pagamento: o plano pós-pago e o plano pré-pago. Continue lendo conosco para entender.

 

Como funciona o plano controle?

Já sabemos o que é plano controle, mas e como ele funciona? Basicamente, como mencionado no último parágrafo do tópico anterior, o plano controle é a junção das características dos planos pré e pós-pago. Abaixo, explicamos como cada um dos dois funciona, finalizando sobre a explicação de funcionamento do controle. Leia:

 

Como funciona o pré-pago?

O pré-pago foi, por muito tempo, a opção mais em conta que as operadoras ofereceram. Era e ainda é uma opção para quem quer gastar pouco e pontualmente, podendo até mesmo ser mais barato do que o controle. A sua característica principal é que você paga para usá-lo. Dessa forma, ao colocar créditos, esses se convertem nos benefícios do plano que você já possui ativo em seu smartphone.

Geralmente, esses têm um prazo ou quantidade de benefícios que expiram: por exemplo, você pode ganhar 100MB diários para usar até determinada data, ou 1GB que é válido até determinada data. Caso essa data chegar e ainda tiver MB de internet para gastar, estes são perdidos.

 

Como funciona o pós-pago?

No pós-pago, como o nome já indica, o pagamento é feito após o uso do plano. Porém, os preços são bem altos e dificilmente esses planos ainda são contratados. São mais completos, envolvem aplicativos funcionando sem desconto de franquia de dados, alguns até mesmo desnecessários de certo ponto de vista, como apps de streaming de séries e filmes.

Ainda sim, são opções viáveis para quem usa muita internet. Dessa forma, se você está sempre na rua usando seus dados móveis, acaba que o plano pós-pago é a melhor opção, visto que algumas versões fornecem internet via dados móveis sem prazo de vencimento ou quantidade de MB ou GB para gastar.

 

Como funciona o plano controle?

Por fim, precisamos entender o que é plano controle sabendo como ele funciona: trata-se da união dos benefícios de uso do pós-pago, com as vantagens de uso limitado (e consequentemente com preços mais baixos) que o pré-pago possui (essencial para quem usa pouco dos dados móveis), sendo finalizado com a forma de pagamento do pós-pago (pagamento no boleto ao final do mês de uso).

Portanto, no plano controle, basicamente você escolhe a dedo a quantidade de GB que deseja utilizar em um mês, recebe ligações ilimitadas dentro dos 30 dias de contrato para qualquer operadora, e estado do Brasil, além de ter um preço mais baixo, visto que o controle visa fornecer um pouco de cada serviço.

O pagamento? É feito somente no final do mês, com um boleto, como se fosse um carnê. Você pode escolher pagar no boleto ou então no cartão de crédito. Até a próxima!

As melhores técnicas de tocar guitarra e violão

Giovana Alves

O que fazer se ele não me quer mais?

Leila Cavalcanti

Cartão de crédito clonado: saiba o que fazer e como prevenir

Andre Goncalves