O BPO surgiu com a terceirização do processo de transação na década de 1990.
Apesar de seu rápido desenvolvimento, mesmo que tenha se integrado aos processos e negócios mais complexos e estratégicos da empresa, o BPO ainda tem uma imagem operacional imatura.
Isso aconteceu na década de 2000, quando a área de back-office foi amplamente incluída nos serviços de terceirização da empresa, o que reduziu muito os custos operacionais da empresa.
Apesar das grandes mudanças ocorridas em todo o processo nos últimos 30 anos, o maior impacto do BPO no mercado é, sem dúvida, causado pelo desenvolvimento da tecnologia digital, pois mudou a forma como as pessoas se comunicam com a informação.
Graças a esses avanços, a automação do sistema pode ser integrada ao processo de produção por meio da Robotic Process Automation (RPA), que pode imitar o comportamento humano, eliminar erros e aumentar significativamente a produtividade do gerenciamento de processos de negócios.
Esta tarefa automatizada começa a ser adotada globalmente e nos próximos anos, especialmente nos setores financeiros (bancário), telecomunicações e energia, ainda haverá um aumento significativo na utilização de soluções de RPA.
Esta mudança repentina na área de back-office, e o desenvolvimento de modelos, para o desenvolvimento de soluções cognitivas com capacidade de aprendizagem e de tomada de decisão, exigirão cada vez mais os profissionais para trabalharem num mercado de trabalho mais competitivo.
No entanto, se certos padrões importantes não forem cumpridos durante a implementação do RPA, a óbvia simplicidade da solução pode evitar surpresas desagradáveis.
Um alerta aos gestores: Projetos que são puramente focados no RPA e não têm uma visão mais transformadora têm uma taxa de reprovação de quase 50%.
Esse é um alto percentual de investimentos em automação que não atingiram as metas previamente definidas.
Partindo do princípio de que a solução é uma mistura de recursos humanos e técnicos usados no processo, devemos garantir que, antes de cada mudança, devemos entender totalmente seus objetivos centrais e seus vários estágios da cadeia de negócios e, em seguida, definir como usar a tecnologia de forma adequada para maximizar melhor essa experiência.
Você sabia que o BPO surgiu por uma necessidade do mercado?
A competição diária, as exigências e a seletividade do mercado corporativo não são novidade para ninguém.
A crescente demanda das empresas para aumentar a produtividade, reduzir custos e alcançar maiores margens de lucro significa que muitas delas mudaram seu foco apenas para seus negócios.
Porém, o que se segue é uma pergunta inevitável: quando há uma série de processos, que, embora secundários, são essenciais para o bom desempenho da organização e o sucesso do próprio negócio, o que deve ser feito?
A solução encontrada foi terceirizar alguns desses processos, surgindo então o conceito de business process outsourcing, que foi traduzido para o português, que significa literalmente terceirização dos processos de negócio.
Benefícios hoje do BPO para o seu negócio
Os serviços de terceirização de processos de negócios podem garantir que a empresa contratada receba os serviços de profissionais experientes e utilize hardware e software especialmente projetados para realizar processos específicos em seu dia a dia, sem reduzir o nível de excelência.
Por meio da terceirização de processos de negócios, muitas empresas podem melhorar gradual e significativamente a produtividade dos funcionários e a qualidade de certas atividades de gerenciamento.
Ao evitar o uso desnecessário de recursos próprios, essas empresas podem reduzir custos e obter maiores margens de lucro.
Os dois serviços de terceirização de processos de negócios mais relevantes e mais comumente usados são Workflow (usado para automação e otimização de processos) e Business Process Management (gerenciamento de processos de negócios), usado para medir, monitorar e gerenciar esses processos.
Benefícios desse modelo de gestão:
- Reduzir custos: Os custos de terceirização serão reduzidos, que é o gasto organizacional total de todos os processos internos da empresa (apenas TI requer um grande investimento). Muito custo e pouca atenção produzirão perdas. O BPO pode reduzir essas despesas operacionais.
- Maior flexibilidade interna: uma empresa mais enxuta é uma empresa mais bem preparada para reagir rapidamente às novas demandas do mercado.
- Maior produtividade: menos processos, mais profissionais que podem se concentrar no que sua empresa faz de melhor, significam ganhos de produtividade imediatos.
- Disponibilidade de recursos humanos para processos-chave na organização: O aumento da produção global na empresa, decorrente da posição anterior, implica a possibilidade de aquisição de mais recursos, que se destinam ao desenvolvimento da organização.
O BPO é um processo importante e vantajoso para empresa se o seu negócio tem condições de investir vale pena, pois é uma assessoria focada em realizar um trabalho de excelência, importância e qualidade dentro do seu negócio, assim você pode dedicar tempo e esforço a outras áreas de atuação e resolver outros processos que dependem mais do seu acompanhamento.