Bater a clara em neve garante um ingrediente especial e indispensável para o preparo de diversos tipos de doces, tais como o suspiro, o suflê e alguns tipos de bolos. Devido a importância desse ingrediente, é preciso muita atenção na hora do seu preparo.
A primeira vista, bater clara em neve é bastante simples, mas existem alguns truques e dicas que podem deixar ainda melhor a sua receita. Por isso, se você quer que eu te conte quais são as 6 dicas infalíveis para você fazer a clara em neve perfeita, continue aqui comigo e leia nosso artigo até o final.
Receita básica para fazer clara em neve
Como já foi dito, a clara em neve é um elemento crucial para uma diversidade de receitas, principalmente para doces.
E é exatamente por isso que, para iniciar nosso artigo, nada como aprender a receita mais simples para se fazer clara em neve.
O melhor de tudo, é que para fazer clara em neve, necessita-se de apenas 2 ingredientes básicos: ovos e açúcar. Então, com os ingredientes ao alcance, o modo básico de preparo de clara em neve é o seguinte:
- Separe as 2 claras dos ovos e bata dentro de um recipiente.
- Enquanto você bate as claras, vá adicionando o açúcar aos poucos.
- Para saber quando o creme está pronto, basta observar o momento em que a mistura começa a adquirir picos firmes.
Essa é a receita básica para fazer clara em neve. E agora, como prometido, para que nada saia errado ao fazer o seu creme de clara em neve, confira 6 dicas bem práticas para sua receita ficar perfeita.
Use uma pitadinha de sal
Quer conhecer um segredo que muitas pessoas usam para bater a clara em neve? Adicionar uma pitadinha de sal, durante o preparo da mistura, ajuda a dar uma maior estabilidade às claras e melhorar o resultado final da receita.
Porém, lembre-se de não exagerar na mão e adicionar mais que o recomendado. Acontece que se você colocar uma quantidade maior que uma simples pitadinha, o sal irá prejudicar a mistura. Usar muito sal vai provocar um efeito contrário e fazer com que as claras fiquem talhadas.
A temperatura dos ovos são importantes
Na hora de bater sua clara em neve, tenha especial atenção a temperatura dos ovos que serão usados. O ideal, é que no momento de separar as claras, os ovos utilizados estejam em temperatura ambiente.
Sendo assim, basta que antes de começar o preparo, você os tire da geladeira, e aguarde algumas horas até que atinjam a temperatura citada. Fazendo isso, você perceberá a diferença e terá um creme de clara em neve com mais brilho e estabilidade.
Evite usar a batedeira engordurada
A gordura é a grande inimiga quando você bate clara em neve e procura por estabilidade na mistura. Por isso, certifique-se de sempre deixar sua batedeira bem limpa e sem nenhum resquício de gordura por algum uso anterior.
Preste atenção também na hora de separar as gemas das claras. Esse cuidado é preciso pelo fato das gemas serem bastante gordurosas, e quanto mais limpa as claras saírem, melhor ficará a sua mistura.
Evite bater sua clara em neve usando instrumentos improvisados
Existem os instrumentos certos e mais adequados para você usar na hora de fazer seu creme. Por isso, evite improvisar com o uso de garfos, colheres ou outros talheres da casa.
O ideal é utilizar o “fouet”, um batedor de claras manual no formato de um balão. E na hora de escolher um, observe a quantidade de fios de metal que ele tem. Quanto mais fios de metal, melhor para ajudar a formar a espuma durante a mistura.
O ritmo certo para bater clara em neve
Firmeza e constância são essenciais para você conseguir bater clara em neve no ritmo ideal. Ficar parando o processo no meio a toda a hora ou bater sua mistura muito devagar podem prejudicar bastante o resultado final.
Use apenas ovos frescos
Para finalizar nossas super dicas para bater clara em neve, apresentamos outra relacionada a escolha dos ovos. Sendo assim, saiba que é de extrema importância que você use sempre ovos frescos no preparo.
Se os ovos já estiverem há muito tempo na geladeira, descarte-os e troque por ovos novos. A importância de se usar os ovos frescos é a influência que eles exercem no pH dos alimentos. Por isso, quanto mais novos forem os ovos escolhidos, mais leve e estável ficará sua clara em neves.