É possível declarar imóvel adquirido por consórcio? Imagine que você quer comprar uma casa nova, mas não tem dinheiro para pagar por ela. Você tem algumas soluções no mercado, como: economizar por anos, fazer um empréstimo ou fazer o consórcio para imóvel.
Comprar uma casa através de um consórcio é como ter seu próprio empréstimo pessoal com todos os benefícios de propriedade. Mas atenção, você precisa declarar seu consórcio na receita federal quando contemplado ou não contemplado, você sabia disso?
Abaixo fizemos um passo a passo para te ajudar a declarar seu imóvel adquirido pelo consórcio. Existem 2 opções para declaração do seu consórcio imobiliário então veja na qual você se encaixa melhor.
O que é um consórcio?
Um consórcio é uma maneira de você se juntar a outras pessoas para comprar um bem, seja ele um carro, imóvel, eletrodoméstico ou qualquer outro produto.
Neste tipo de grupo, as pessoas pagam mensalmente uma quantia pré-determinada até que o bem seja comprado por alguém do grupo ou você pode ser sorteado (contemplado). Alguns consórcios permitem que você compreenda um bem de qualquer valor, enquanto outros têm valores mínimos estabelecidos.
O grande diferencial dos consórcios é que você não precisa ter todo o dinheiro para comprar o bem na hora.
Basta estar disposto a pagar as parcelas mensais e torcer para ser contemplado dentro do grupo.
Se você for contemplado precisa declarar seu imóvel, por isso siga o passo a passo abaixo.
Passo a passo para declarar imóvel adquirido por consórcio
Primeiro é preciso entender que pessoas que receberam acima de R$ 28.559,70 por ano devem declarar o imposto de renda obrigatoriamente. Por isso, nesse caso os imóveis adquiridos por consórcio precisam ser discriminados na ficha “bens e direitos“.
- Passo 1: separe a documentação do imóvel adquirido no consórcio, como: contrato de compra, IPTU e número de registro de imóvel.
- Passo 2: abra o programa de declaração da receita federal > nova ficha de declaração > bens e direitos.
- Passo 3: na aba de bens e direitos é local onde você irá declarar seu imóvel novo, e você precisa colocar o código do imóvel, sendo 11 para apartamento e 12 para casa.
- Passo 4: coloque todas as informações solicitadas, principalmente a data de aquisição e local do imóvel. Por fim, selecione adicione na ficha o número de registro do cartório.
- Passo 5: no campo discriminação explique como ocorreu o processo de aquisição do imóvel e escreva detalhadamente que você adquiriu por consórcio.
- Passo 6: declare os valores pago até a data declarada, incluindo o valor do lance no consórcio.
Como declarar um consórcio não contemplado?
Para declarar um imóvel não contemplado é preciso escolher na ficha de declaração o código 99 – outros bens e direitos. Dentro desse código estará o código 05 para consórcios não contemplados.
Abrindo o código 05 para consórcios não contemplados coloque a situação atual do pagamento até a data de declaração. Ou seja, declare todo o valor pago no ano mesmo que você não tenha adquirido seu imóvel.
Não tem burocracia nesse processo de declaração do consórcio, basta guardar todos os comprovantes de pagamento para não mentir na sua ficha!
Como funciona o consórcio para imóvel?
O consórcio para imóvel funciona da seguinte forma: você escolhe o imóvel que quer comprar e se junta a um grupo de pessoas, cada uma contribui com uma quantia mensal. Essas parcelas são destinadas ao pagamento do imóvel futuro, que é comprado pelo grupo como um todo.
Você não paga juros e o consórcio não é uma forma de financiamento ok? Ou seja, o imóvel não é seu até que você pague todas as parcelas, nem você recebe os juros daqueles que deixaram de participar do grupo. Ao contrário do financiamento, no qual você paga um valor fixo mensal independentemente do preço do imóvel, no consórcio as parcelas são proporcionais.
Por isso, o consórcio para imóvel é uma boa opção para quem quer comprar um imóvel mas não tem condições de arcar com o valor total.
Quais são as vantagens do consórcio para imóvel
Quando se trata de bens imóveis, há muitas coisas a considerar. Uma das melhores opções para adquirir um imóvel é através de um consórcio.
1. Acessibilidade de preços: você pode comprar em um grupo com pessoas que pensam da mesma maneira e dividir o custo desse imóvel.
2. Fácil acesso: o consórcio para imóvel oferece acesso fácil ao crédito e por vezes não passa por análise de crédito. Isto torna possível comprar o imóvel dos sonhos.
3. Segurança: ao comprar em um consórcio, você está comprando em um grupo que é apoiado por uma empresa respeitável e possui regulamentação.
4. Flexibilidade: outra grande vantagem sobre consórcio para imóvel é sua flexibilidade. Você pode usar o crédito acumulado para comprar qualquer tipo de propriedade, seja para uso pessoal ou para fins de investimento.
Dicas para escolher um consórcio imobiliário ideal
Primeiro, considere a quantia com que você pode contribuir a cada mês. Isto ajudará a determinar quanto você será capaz de assumir e quanto tempo levará para pagá-lo.
A segunda dica é escolher o grupo ideal para seu consórcio imobiliário, por isso certifique-se de fazer sua pesquisa e pesar todas as suas opções antes de entrar em qualquer grupo.
A terceira e última dica é separar uma quantia para dar um lance, sabemos que nem sempre é possível contar com a sorte para ser contemplado. Por isso, prepare um bom lance para retirar seu consórcio.
Como iniciar um consórcio imobiliário em 2023
Interessado em iniciar um consórcio para bens imóveis? Na verdade é bastante simples. Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com uma empresa de consórcio ou banco e escolher o tipo de propriedade que você está interessado.
Depois disso, é preciso decidir sobre o plano de pagamento. O plano de pagamento leva em conta seu orçamento e a duração de seu consórcio, que pode variar de 12 meses a 80 meses.
Quando você tiver decidido sobre o plano de pagamento, a empresa criará um documento sobre os detalhes de seu consórcio. Este documento torna-se legalmente vinculativo uma vez assinado por todas as partes envolvidas. Depois disso, a empresa começará a cobrar os pagamentos até que o consórcio atinja seu valor total.
Como falamos se você ganha mais de R$ 28.559,70 por ano, seu consórcio precisa ser declarado para a receita federal, seja você contemplado ou não.
Se gostou dessa dica ou precisa de ajuda, veja outros conteúdos no blog sobre consórcio!