Negócios

Entenda quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio

Embora esse recurso tenha as melhores condições de pagamento do mercado, o consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo. Fator que desanima muitos compradores e investidores. 

De fato, muitas pessoas e empresas querem ou precisam adquirir um bem ou serviço imediatamente e por isso, acabam desistindo do consórcio.  Mas, afinal, quanto tempo leva até um consorciado ser contemplado?

Essa é, com certeza, uma das dúvidas mais frequentes sobre o tema. A resposta para essa questão é: depende. Cada consórcio tem um tempo de contrato diferente, não são todos iguais. 

Ainda sim, não dá para saber ao certo quando receberá a carta de crédito. Parece confuso, mas ao entender como um consórcio funciona, essa questão ficará muito mais clara na sua mente. 

Consórcio é uma modalidade de compra em grupo que se autofinancia. Desta forma, não tem juros. Também não requer taxa de entrada ou pagamento de valores maiores ao longo do contrato.

Para ser contemplado existem duas formas: sorteio ou lance. Explicaremos ao longo do conteúdo tudo que precisa saber para compreender o tempo de contemplação. 

Ainda daremos uma dica para você que quer as vantagens do consórcio, sem precisar esperar para adquirir o bem ou serviço desejado. Ou seja, com essa opção, terá as boas condições de pagamento do consórcio e a compra imediata. 

Acompanhe para entender como um consórcio funciona e quando o consorciado é contemplado. Conheça também, a compra de cartas contempladas e não perca tempo esperando sua contemplação.

 

Consórcios: como essa modalidade realmente funciona?

Como mencionamos, consórcio é uma modalidade de compra em grupo diferente das demais encontradas no mercado. Nessa operação, a administradora – empresa que organiza o consórcio – une diversas pessoas com o mesmo objetivo. 

Desta forma, um grupo é criado, no qual todos os participantes desejam adquirir um imóvel, por exemplo. Ao longo dos meses, essas pessoas vão pagando o valor definido no contrato, formando um fundo coletivo com dinheiro suficiente para que todos tenham o valor à vista da compra do bem. 

Mensalmente, um integrante é contemplado – uma pessoa recebe a carta de crédito, documento que possibilita a compra do bem à vista. Para isso, existem duas formas, sendo sorteado ou dando um lance. O sorteio é a alma do consórcio feito pela administradora para não ter interferência. 

 

Quanto tempo leva para ser contemplado?

Dizemos que é uma modalidade a longo prazo porque não sabemos quando o consorciado será sorteado. Pode ser no primeiro mês ou no último, daqui a alguns anos. Por isso, ao perguntar quanto tempo leva para ser contemplado, a resposta será depende. 

A outra forma é por meio dos lances. Isso significa que o integrante pagará uma série de parcelas de adiantamento para ser contemplado antes. Se, naquele mês, o lance desta pessoa for o maior do grupo, conseguirá a carta de crédito. 

Então, além de oferecer um aporte maior, não tem certeza se conseguirá a carta, dado que outro integrante pode fazer um lance ainda maior. Ficou claro? Sendo assim, com essa opção também não dá para saber quando um consorciado será contemplado. 

 

Não quer esperar até ser contemplado? Temos uma sugestão

Uma ótima opção para ter as condições de pagamento do consórcio e não precisar esperar até ser contemplado, é a compra de cartas de crédito. Essa é uma modalidade regulamentada por lei e bastante vantajosa.

Já ouviu falar? Muitos investidores já optam por essa alternativa. Mas muitas pessoas ainda não a conhecem. 

 

 Como funciona a compra de consórcio contemplado

A compra de um consórcio contemplado, como também é chamado, é uma modalidade de compra imediata. Nesta alternativa, você compra a carta de crédito de um integrante que já foi sorteado no consórcio. 

Desta forma, entra no grupo já com o status de contemplado, podendo adquirir o bem ou serviço que deseja à vista e imediatamente. Ao comprar a carta de crédito, assume as próximas parcelas do consórcio – ainda sim, fazendo as contas, essa alternativa é muito benéfica. 

É um processo simples, mas que exige o intermédio da administradora para dar mais segurança na operação. Ao comprar a contemplação, o antigo integrante passa a titularidade do consórcio para você e pronto, já está com a carta em mãos. 

Encontre uma administradora de confiança e entenda mais sobre esta opção. Temos certeza de que será uma ótima oportunidade para você conseguir comprar o que deseja, sem entrar em dívidas ou ter que esperar para ser contemplado. 

Que calçado combina melhor com vestido midi?

Andre Goncalves

Entenda quais são os melhores pisos para academia e veja modelos e dicas!

Leila Cavalcanti

Quer mudar o seu smartphone? Conheça a Motorola

Andre Goncalves