Se você ainda não é pertencente a um grupo de consórcio e quer comprar um bem de forma rápida, barato, fácil e segura, sem comprometer a sua renda mensal e não quer usar o financiamento bancário devido às altas taxas de juros, você tem uma excelente alternativa: que é comprar uma cota de crédito contemplada, que é feito mediante transferência do contrato troca de titularidade.
Cuidados em adquirir uma cota de consórcio contemplada
Mas, entre tanto, a negociação exige algumas precauções que são indispensáveis. Por exemplo:
Analise muito bem se a compra será proveitosa para você, pois você terá investir um valor à vista para obter quaisquer tipos de consórcios contemplados e terá que se responsabilizará por todas as condições e termos de consorciado que são estabelecidas pela administradora do grupo e determinadas em contrato, e se submeterá a pagar as parcelas mensais que ainda estão em aberto.
De forma geral, quanto menos parcelas foram pagas, menos você investirá para adquirir uma cota já contemplada.
Veja Também:
- O que é Simples Nacional e seus benefícios
- Quais são os tipos de impostos federais, estaduais e municipais?
- Quem não pode solicitar a opção no Simples?
- Vantagem em vender seu consórcio em andamento
Geralmente, aquele que já foi contemplado e quer repassar a sua carta de crédito pede um valor um pouco maior do que já investiu até ser sorteado. Dessa forma, quanto menos parcelas mensais ele á saudou, menor será o valor que você irá pagar para ter a carta contemplada.
Afinal, vale a pena comprar consórcio contemplado?
Agora por um outro ponto de vista, se você conhecer um cotista que já pagou a maior parte dessas parcelas e quer benéfica. Se ele já pagou, por exemplo, cerca de R$ 20 mil, você terá de devolver esse valor para ele à vista. Com esse valor em mãos, você poderá adquirir um carro popular à vista, diretamente na loja, ao invés de aderi ao consorcio contemplado já em sua reta final.
Ao optar fazer a concluir a negociação de uma carta de crédito sorteada, saiba o que faz parte dessa suma nova escolha: você passará a assumir todas as parcelas mensais deste consórcio que ainda não estão devidamente quitadas ou que estão atrasadas.
Você devolverá à vista para o antigo titular as parcelas que ele já pagou, e ele certamente requererá um preço maior para obter algum lucro; o consórcio cobrará uma taxa de administração, que trata-se de uma quantia que será paga à administradora pelos serviços que ela fornece para os consorciados; e por fim, nem toda oferta de consórcios contemplados são 100% verdadeiras.
Por isso deve-se tomar bastante cuidados antes de aceitar qualquer tipo de oferta e fazer uma análise para se assegurar de que não cairá em um golpe. Certifique se o titular da cota foi mesmo sorteado.
Dicas de como adquirir consórcio contemplado
Exija todos os comprovantes dos pagamentos mensais das prestações que já estão pagas, antes e depois do sorteio da cota (podendo ser um extrato de conta corrente ao da carta que está sendo negociada);
A Relação de dados pessoais e das garantias a serem prestadas para a liberação do crédito ao novo titular;
Cópias autenticas do contrato assinado na época da aquisição da cota de crédito pelo antigo consorciado que está preste a ser transferindo.
Comments 96