Engana-se quem pensa que os blogs estão fora de moda, eles continuam sendo uma isca eficiente para conquistar novos clientes
Inicialmente, os blogs funcionavam como um diário, onde as pessoas expressavam suas ideias e opiniões no início dos anos 2000. Porém, a rápida popularização deles chamou a atenção das empresas e não demorou muito para se tornaram essenciais para o marketing digital das empresas.
O blog é uma das melhores formas da sua empresa estar bem colocada em resultados de pesquisas no mecanismo de busca, como o Google e, hoje em dia, é raramente usado como “diário”.
Se você acha que o blog é uma ferramenta ultrapassada e sem valor, continue lendo este artigo que mudará de ideia!
O que é um blog?
Blog é um site alimentado com artigos de assuntos diversos ou de um nicho específico.
Cada blogueiro pode editar o layout da forma que preferir. Mas, geralmente, costumam seguir a mesma estrutura: barra de menu e pesquisa, conteúdos mais visualizados e/ou mais recentes e rodapé com demais informações sobre o blog e links para redes sociais.
Exemplo de blog – Ninja SEO
Como o blog surgiu?
O primeiro blog da internet, na verdade, não recebeu esse título de cara. O “Open Diary” foi criado por um brasileiro, Claudio Pinhanez, em 1994, com o intuito de expressar sua opinião e documentar a sua vida.
Já o termo “weblog” surgiu em 1997 e significa “registro na web”. Depois, foi abreviado apenas para blog pelos internautas. Assim, os escritores mais ativos começaram a ser chamados de “blogueiras” e “blogueiros”.
No início dos anos 2000, os sites começaram a oferecer plataformas de hospedagem gratuita de blogs e, com isso, tornaram-se muito populares.
Influencers do Instagram surgiram dos blogs
Bianca Andrade, Bruna Tavares, Bruna Vieira, Camila Coelho… todas tiveram, e algumas ainda têm, um blog.
Com os blogs, muitos jornalistas, especialistas em determinada área e outros profissionais reuniram pessoas que tinham interesse genuíno em seu conteúdo e migraram para as novas redes sociais (Instagram, Facebook e TikTok, entre outras) com uma boa quantidade de seguidores.
Quando as empresas perceberam os números orgânicos que o blog atraía, houve uma mudança de estratégia. Ao invés de investir apenas em outbound – anúncios e pop-ups – começaram a investir dinheiro em inbound marketing.
Vale a pena criar um blog para minha marca em 2022?
Muitos acreditam que as novas redes sociais substituíram os blogs, mas estão enganados. Vamos te mostrar o porquê.
O blog é essencial para:
- Mostrar autoridade – Costumam focar em um assunto específico, relacionado ao nicho da empresa. Quando os artigos são de qualidade, o Google os reconhece como bons e melhora o ranqueamento do site na página de busca, evidenciando sua autoridade digital.
- Gerar tráfego orgânico e leads – Se sua página está bem ranqueada, mais pessoas a visitarão com interesse no artigo e podem se interessar pela marca também, potencializando as conversões.
- Se aproximar do seu público – A interação que o blog permite faz com que ele se sinta mais próximo da marca. Além disso, os artigos que agregam conhecimento e solucionam as dores da persona (personagem fictício do cliente ideia de uma empresa) geram sentimento de confiança.
Logo, o papel do blog continua sendo essencial. Porém, é necessária uma estratégia, visto que os influencers migraram para redes sociais e a ferramenta se tornou mais corporativa.
Invista em conteúdos de qualidade alinhados com as estratégias de marketing e SEO e veja os números da sua empresa crescerem. Comece já a montar o seu blog!