Sublimação é uma técnica de estamparia bastante conhecida e utilizada. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre este método, principalmente, sobre como colocá-lo em prática e em quais tecidos a sublimação é eficiente.
Muito se fala sobre essa técnica e por isso, algumas informações podem confundir a mente das pessoas. Sublimação é uma técnica excelente para estampar os mais diversos materiais, até mesmo copos e canecas.
Embora este seja um mercado muito atraente e que vem crescendo ao longo dos anos, o que realmente faz dessa técnica um sucesso é a sublimação em tecidos. Roupas personalizadas ou com estampas diferentes são uma tendência.
Quem aposta nestes produtos, com certeza, consegue bons resultados financeiros. O melhor de tudo é que a sublimação é fácil e prática. Basta três equipamentos para conseguir estampar os tecidos.
A sublimação, inclusive, é usada em grande escala – como na produção de roupas de grandes lojas. Mas você, que quer abrir um negócio lucrativo em casa, também pode apostar nessa técnica e terá os mesmos resultados em relação a qualidade da estampa.
Ou seja, este método é democrático e prático, podendo ser feito em casa, fábricas, lojas, entre outros estabelecimentos. Para isso, basta os equipamentos corretos e conhecimento – o que você já está adquirindo lendo este conteúdo.
Afinal, qual tecido pode ser usado na estamparia por sublimação? Se quer começar a estampar ou aumentar sua produção e qualidade, essa é uma questão importante para ter em mente.
Responderemos a essa dúvida a seguir. Confira também o que é sublimação e quais os equipamentos necessários para empreender com esta técnica. Acompanhe e saiba tudo que precisa sobre sublimação, a técnica de estamparia mais conhecida do mercado.
Como a sublimação em tecidos é feita?
Esta técnica faz bastante sucesso entre os empreendedores. Motivos para isso não faltam, a sublimação em tecidos é prática, tem custos baixos e é rentável. Afinal, quantas pessoas vemos com camisetas estampadas por dia ao sair na rua?
Quase todas! Além de que a personalização é uma tendência. Camisetas de bandas, séries, com fotos, nomes e frases marcantes, estão cada vez mais em alta. E quando temos a necessidade do ser humano de demonstrar sua personalidade por meio do que veste, não será uma moda passageira.
Então, entre neste mercado ou aumente sua produção para alavancar seus resultados profissionais e financeiros. A sublimação tem todos os benefícios já citados e muito mais. Mas, o que realmente é essa técnica? Como ela funciona? Acompanhe!
O que é sublimação?
Sublimação é uma técnica de estamparia que se baseia em um processo químico. Não se preocupe, não precisará recorrer às aulas de química para conseguir estampar com essa técnica.
Quimicamente, sublimação é a passagem do estado sólido para o gasoso sem passar pelo líquido. É exatamente este processo que acontece de forma automática, com a estamparia por meio desse método.
Na prática, é quando a estampa impressa em um papel se transforma em vapor e pigmenta o material desejado. Pode ser feita em brindes, relógios, canecas, taças de plástico, calças, jaquetas, jeans, entre outros diversos materiais.
Ou seja, com uma máquina de sublimação, consegue produzir diversos produtos para vender. Entenda como funciona!
Como a sublimação em tecidos é feita?
Como dissemos, não é preciso saber sobre química para colocar este método em prática. Para estampar com a sublimação, precisará de 5 materiais: a impressora sublimática, tinta e papel sublimatico, prensa quente e o material desejado.
Então o passo a passo é o seguinte: imprima a estampa desejada pela impressora sublimática com a tinta e papel adequados para esta técnica – materiais comuns não funcionam, precisam ser as opções específicas citadas.
Após este processo, colocará a impressão sob a peça de roupa e colocará a prensa térmica em cima e pronto, seu produto estará pronto. O calor de prensa faz com que a estampa se transforme em vapor e pigmente o material, proporcionando um resultado final impecável.
Simples, concorda? Então para começar na sublimação basta uma impressora sublimática, papel e tinta específicos e a prensa quente. A escolha do material – tecidos, plástico etc – é muito importante para manter a qualidade do produto final.
Neste conteúdo, abordamos o mercado têxtil, desta forma, o tipo de tecido usado pode impactar diretamente no resultado final e na qualidade dos produtos que está comercializando. Então, entenda quais os tipos de tecidos podem ser usados e quais pigmentam melhor.
Melhores tecidos para a sublimação!
Essa é uma técnica muito versátil e por isso, pode ser aplicada na maioria dos tecidos encontrados no mercado. Entretanto, alguns não pigmentam tão bem quanto outros.
Os produtos 100% em poliéster são os mais indicados. Quanto mais a camiseta, por exemplo, tiver esse tipo de tecido em sua composição, melhor será o resultado. Isso porque, a fibra sintética, como também é chamada, tem ótima fixação, deixando a estampa mais nítida e com cores mais vivas.
É a melhor opção, mas não a única. Outras alternativas com boa fixação da estampa são: Helanca, tafetá, tecido PP, chiffon, tactel, oxford, cetim, microfibra, organza, musseline, crepe e gazar. Esses tecidos apresentam alguma porcentagem de poliéster na composição.
Recomendamos tecidos que tenham no mínimo 60% de fibra sintética. Deixarão seu produto final com mais qualidade. O conhecimento sobre os tecidos é um diferencial no mercado, dado que impacta na beleza e durabilidade da roupa estampada.
Então, cuidado! Estudo bastante e ganhe da concorrência.