Construção Civil Empreendedorismo

Quais os tipos mais comuns de caminhão munck?

Caminhão Munck

Quem procura por caminhões hoje para realizar algum serviço se depara com um mercado recheado de opções. Com frequência, surgem novidades de modelos e tipos de veículos diferentes. 

É comum se sentir perdido ao precisar escolher por algum deles para suas atividades. Com tantas opções, finalidades e informações, quem pouco entende sobre esse mercado fica realmente confuso. 

Para ajudar a solucionar algumas dúvidas, explicaremos detalhadamente sobre um dos modelos de caminhão mais citados atualmente. Com certeza, é um dos mais populares, o queridinho dos profissionais de diversas áreas. Talvez seja o modelo ideal para seu serviço: é o que descobriremos ao longo do conteúdo!

Abordaremos o caminhão munck. Um veículo diferenciado com vantagens únicas para diversas atividades. Também conhecido como guindauto, é um  equipamento capaz de carregar e movimentar cargas pesadas.

Ou seja, é destinado ao transporte e movimentação de grandes materiais. Todas as suas vantagens se dão pela sua composição diferenciada. O chamado caminhão munck é montado sobre o chassi de um caminhão convencional (com chassi alongado) e conta com braços hidráulicos na parte traseira. 

Une as finalidades de duas máquinas em uma só: transporta e iça materiais pesados. Por isso, é único em operações que envolvem grandes pesos, distâncias e/ou alturas.

Existem alguns tipos de caminhão munck, que se diferenciam principalmente pela capacidade de peso que suportam. Confira a seguir, tudo sobre os guindautos e identifique se são a opção ideal para seu serviço!

Conheça o caminhão munck

O caminhão munck surgiu por volta dos anos 40 na Noruega. Contudo, só chegou no Brasil anos depois, em 1960. Uma família norueguesa com o sobrenome Munck trouxe essa tecnologia ao país – por isso, ainda é conhecido por esse nome. 

A partir disso, esse caminhão fez cada vez mais sucesso no mercado e ganhou diversos novos modelos e adaptações. Utilizado para erguer, baixar e/ou movimentar cargas de grande peso, os muncks podem ter braços hidráulicos de diferentes tamanhos, suportar os mais variados pesos e até mesmo estar localizados em diferentes regiões da carroceria. 

Como são usados para içar, descarregar, transportar, remover máquinas e peças pesadas em curtas distâncias e alturas, esse caminhão precisa ser resistente, bem manuseado e preparado para o peso do serviço.

Então, a principal diferença entre os modelos de munck é o peso que suportam. Ele é montado de acordo com esses fatores dentro das condições técnicas preestabelecidas com as adaptações necessárias para cada peso, como  o patolas e um eixo adicional para equilibrar o guindauto dependendo do peso. 

Há cerca de 10 tipos de caminhão munck. Sendo os de menor capacidade, com aproximadamente 4,5 toneladas, até os maiores, com 25 toneladas. A extensão da lança pode variar de 10 a 30 metros. 

Eles são utilizados basicamente no mesmo tipo de serviços citados acima, variando conforme o peso da operação. Obviamente, para transportar cargas muito pesadas, os mais indicados são aqueles que suportam entre 10 a 20 toneladas. 

Os modelos menores suportam cargas menores, mas são igualmente úteis para serviços no setor de energia, em instalação de postes, rede elétrica, mudanças residenciais, transporte de determinadas máquinas, entre outros.

Como encontrar o munck ideal

O primeiro passo para locar um caminhão munck ou contar com seus serviços é realizar uma avaliação técnica. Isso porque o material que será içado deve ter o peso entre 70% a 80% da capacidade do equipamento. 

Somente assim o serviço seguirá de forma segura e tranquila. Então, para decidir qual munck usar e ter certeza de que aquela é a melhor opção, recomendamos que conte com profissionais para avaliar o material que será transportado e o munck. 

Não se baseie em achismos! Errar nas contas pode ser perigoso, dado que o munck pode tombar, a terra em que está pode ceder e outros diversos acidentes são passíveis de acontecer. 

Normalmente, os equipamentos para cargas entre 10 e 20 toneladas são os mais utilizados. Mas conte com profissionais para uma orientação certeira e segura. O munck oferece diversas vantagens, principalmente acessibilidade.

Alugar esse veículo sai mais em conta do que outras máquinas e não tem restrições de tráfego em rodovias, podendo, inclusive, fazer viagens de longas distâncias. Mas para usufruir dessas e outras vantagens, é preciso contar com muncks de qualidade, com todas as manutenções em dia e realizar a avaliação técnica.

Afinal, é um equipamento de alta performance. 

Onde alugar um caminhão munck

Diversas empresas alugam caminhões munck no Brasil. Basta pesquisar alguma delas perto de você e realizar um orçamento. Para isso, é necessário indicar o material usado para análise. O profissional indicará o munck mais adequado e os valores de acordo com o modelo e quantidades de dias que ele será usado. 

Procure empresas de confiança, com boas recomendações e custo-benefício. Não se guie apenas por valores, são máquinas complexas, de alta tecnologia e performance. Por isso, precisam estar bem conservadas e com as manutenções em dia.

Em quais tecidos a sublimação é mais eficiente? Entenda a técnica!

Andre Goncalves

Fases de um processo de exportação

Andre Goncalves

7 dicas para melhorar o ambiente de trabalho em seu escritório

Gabriel Araujo