Notícias

Passo a passo de como limpar sua guitarra

Passo a passo de como limpar sua guitarra

Após várias semanas de uso desde a compra de sua guitarra, a maioria dos guitarristas se pergunta: como limpar? É possível fazer isso com produtos de uso diário, economizando dinheiro? Para responder a essas perguntas, para cuidar bem do seu instrumento preferido e, acima de tudo, para aumentar sua vida útil, aqui estão algumas dicas práticas para aplicar imediatamente.

Produto caseiro para limpar guitarra

limpeza de uma guitarra é um passo delicado que não deve ser negligenciado. Para fazer isso, você deve ter determinados produtos e equipamentos especialmente adaptados para este procedimento. Portanto, você precisará de:

  • Um rolo de lã de aço / 000 aço
  • Uma garrafa de cera de abelha líquida
  • Um rolo de fita adesiva
  • Dois panos de microfibra
  • Uma escova / escova macia (que será usada para remover a poeira de lã de ferro e a sujeira removida do cabo)

 Como limpar o corpo da guitarra

Nota importante:

Ultimamente, você tem querido muito cuidar do seu guitarra. Certamente você tem uma ideia brilhante, mas mesmo assim é preciso ter cuidado, pois este não é um instrumento musical qualquer, é um dos instrumentos mais populares do mundo. Assim, gostaríamos de avisar que esta técnica só se aplica a madeiras escuras , sejam jacarandá ou ébano. Ambos os tipos de madeira são encontrados principalmente nas mangas da guitarra. Além disso, a técnica proposta neste artigo não deve ser aplicada a escalas de bordo.

Limpeza

Para prosseguir com a limpeza da sua guitarra, você deve levar em consideração tudo o que foi indicado acima, ou seja, a escolha do material e também a nota de advertência.

♦ Para começar, a primeira coisa a fazer é bastante simples. Você deve primeiro remover as cordas e remover a ponte, a porca, bem como os pinos. Durante esta primeira etapa, você deve, ao mesmo tempo, cobrir seu microfone com fita adesiva e fechar a boca de som.

♦ O próximo passo agora requer grande vigilância de sua parte. Isso começa verificando a chave de sujeira para saber se esta está sujeita a várias sujidades ou não. Se a escala estiver obviamente suja, você precisa pegar o óleo aromatizado, mergulhar os dedos nele e aplicá-lo no pescoço. Deixe o óleo agir por alguns segundos e depois limpe-o com um pano de microfibra .

♦ Continue esfregando o cabo no sentido longitudinal com um pedaço de lã de aço 000. Repita esta operação várias vezes se necessário, até que seu cabo fique lindo, novo em folha. Porém, não se esqueça de passar um pouco de óleo com o polegar, por exemplo, para remover a sujeira remanescente na base do bastidor.

As melhores técnicas de tocar guitarra e violão

Acabamento

Parabéns! Você fez a parte difícil de dar à guitarra um novo sopro de vida. Agora, é hora de terminar esta limpeza se você seguiu as etapas acima corretamente, pois seu instrumento deve estar bem limpo neste momento. O que falta fazer agora é o tratamento da madeira. Este também precisa ser alimentado, mas também, podemos lhe dar um toque de brilho.

Para isso é necessário levar o segundo pano de microfibra e a cera de abelha líquida. Coloque um pouco em seu pano e aplique suavemente na alça. Não se preocupe porque esta etapa leva uns bons dez minutos para que o cabo seque completamente. Aí está, seu pescoço deve retornar à sua aparência original e tudo o que você precisa fazer é puxar as cordas e entrar na afinação e você pode tocar novamente.

Cuidando com sua guitarra após a limpeza

Depois de ter recebido uma limpeza excelente, sua guitarra encontra uma segunda juventude. No entanto, aqui estão algumas dicas que permitirão que você faça a manutenção sem limpá-lo novamente.

♦ Após cada uso do seu instrumento, você pode simplesmente passar um pano macio sobre cada parte, prestando atenção especial aos cabeçotes da máquina , sela e ponte , pois a poeira pode entrar facilmente nesses locais.

♦ A seguir, também é aconselhável passar o pano por cima e por baixo das cordas para retirar vestígios de suor ou outros que possam causar a sua oxidação.

♦ Por fim, para retirar definitivamente as impressões digitais do corpo da guitarra e devolver o seu brilho, pode utilizar um frasco de polaco, disponível em lojas especializadas. Uma última coisa: lembre-se também de trocar suas cordas regularmente, pelo menos uma vez por mês.

https://dicaetal.com.br/category/noticias/

As melhores técnicas de tocar guitarra e violão

Giovana Alves

Oração para Ele me Mandar Mensagem no WhatsApp Agora

Reinaldo Oliveira

Cartão de crédito clonado: saiba o que fazer e como prevenir

Andre Goncalves