Marketing Digital

O que é SEO, quais são as vantagens e desvantagens?

O que é SEO, quais são as vantagens e desvantagens?

SEO, sigla para Search Engine Optimization, ou Mecanismos de Otimização de Sites, são um conjunto de ferramentas e técnicas que tem por objetivo, como o próprio nome já diz, otimizar o posicionamento de um site nos buscadores e melhorar a experiência de acesso da página. São técnicas de programação, design e produção de conteúdo que melhoram os resultados desse site numa pesquisa de modo a gerar tráfego orgânico.

Tráfego orgânico, por sua vez, diz respeito aos acessos que ocorrem naturalmente a um site, sem a necessidade de se pagar para gerá-los.  As estratégias SEO podem melhorar tanto a quantidade de visitas orgânicas quanto a qualidade delas, significando que os usuários que acessam já têm um interesse prévio no produto ou serviço oferecido em um site, além de tornar a experiência de navegação muito mais fluida, clara e eficaz.

Os resultados de um trabalho bem elaborado de otimização de sites aparecem nos períodos de médio e longo prazo, normalmente cerca de 90 dias após a execução do projeto e seus efeitos têm maior solidez e permanência. Essas são algumas vantagens oferecidas pela otimização de sites.

Quando as palavras-chave que caracterizam determinado site possuem um grande volume de resultados – ou alta concorrência –, o posicionamento deste nas primeiras páginas de busca orgânica é dificultado, tornando o trabalho de SEO mais complexo e minucioso, podendo levar mais tempo para se alcançar os objetivos, e essa se configuraria uma possível desvantagem do SEO em projetos que precisam de resultados imediatos ou dispõem de recursos financeiros muito limitados.

O que são Links Patrocinados, quais são as vantagens e desvantagens?

Links Patrocinados, ou Adwords, são estratégias que se baseiam na compra de cotas de divulgação do link de uma página de acordo com uma palavra-chave pesquisada. Geralmente são links acompanhados de anúncios que aparecem sempre no topo ou no final da primeira página de pesquisas, independente do posicionamento dos sites orgânicos.

Uma gestão de links patrocinados consiste na criação de um título e anúncio de um site vinculado a um conjunto de palavras-chave selecionadas previamente. Sempre que um usuário pesquisar pelas palavras-chave correspondentes, o link aparecerá na página de resultados, identificados com cores e tipografias semelhantes entre si, de maneira que se mantenham em destaque em relação aos links orgânicos.

Por ser um serviço pago que oferece um posicionamento diferenciado do site divulgado, os links patrocinados têm a vantagem de se sobrepor com mais facilidade se vinculados a palavras-chave de alta concorrência, que tornaria a exibição na primeira página muito mais difícil se fossem utilizadas apenas estratégias SEO. Outra característica dos links patrocinados é sua efetividade em curto prazo, posicionando o site imediatamente à contratação do serviço.

Porém, para as empresas que desejam atrair mais gente a médio e longo prazo esse serviço pode oferecer uma desvantagem uma vez que o posicionamento se mantém enquanto cotas forem compradas – podendo gerar alto custo à empresa se utilizado por extensos períodos.

Qual a melhor estratégia para a sua empresa?

Os links patrocinados são uma estratégia que traz excelente retorno para empresas que desejam anunciar seus sites em curtos períodos, como em promoções, por exemplo, e que dispõem de um baixo investimento. Os links patrocinados possuem a vantagem de ter o seu planejamento mais fácil de estimar, podendo interromper e retornar o serviço de maneira imediata, sempre que for preciso.

Por outro lado, as estratégias de otimização de sites implicam uma total reestruturação da página, aperfeiçoando ao máximo a experiência de navegação do usuário, o que irá atrair maior credibilidade e visibilidade ao site. Por isso, quando se trata de aumentar a visibilidade de uma marca e atrair mais usuários para as páginas num médio ou longo período, a opção de trabalho em SEO é a melhor opção, principalmente porque trarão resultados mais sólidos.

Mais do que um aumento no número de acessos, as estratégias SEO elevam o nível de uma página à sua máxima eficiência, gerando também ao público uma imagem positiva da empresa representada.

O que é Plano de Marketing e Como Começar Um

Laura Alves

GOOGLE ANALYTICS E FACEBOOK ANALYTICS: MÉTRICAS E DIFERENÇAS

Alex Melo

Estratégias de marketing digital para promover um negócio online

Andre Goncalves

Deixe um comentário