Embora esteja se tornando a cada dia mais conhecida, a integração de dados e automatização ainda geram muitas dúvidas.
Pensando nisso, fizemos esse post com a finalidade de esclarecer as dúvidas mais recorrentes e apresentar os benefícios dessa prática para sua empresa.
A área empresarial tem passado por muitas transformações devido ao avanço da tecnologia.
Para fazer uso adequado dessas novas ferramentas e metodologias de trabalho, é fundamental estar em constante atualização.
O que é e como funciona a integração de dados e automatização?
A integração de dados e automatização consiste em unificar os dados e processos de diferentes departamentos da empresa apresentando as informações mais relevantes em um único ambiente.
O objetivo dessa ferramenta é proporcionar aos gestores um acesso mais fácil a tais informações além de possibilitar que os processos sejam mais eficientes.
As maiores vantagens com isso são:
- Ganho de produtividade;
- Redução dos custos operacionais.
Como a integração de dados e automatização são responsáveis por organizar e reunir boa parte das informações do empreendimento, existem modelos diferenciados para atender diversos estilos de empresas.
Sistemas padronizados
Sendo o mais comum do mercado, esse sistema oferece funções padronizadas que organizam as informações em um único modelo, afim de facilitar a análise dos relatórios.
Sistemas flexíveis
Muito indicado para empresas mais dinâmicas ou que tem o desenvolvimento mais rápido.
Esse sistema é moldado conforme as necessidades de cada empresa.
Sistemas integrados de gestão gratuito
Por não possuir um pagamento regular, não é criado um vínculo com o fornecedor o que pode ser prejudicial quando houver a necessidade de consultoria.
Sistemas para pequenas empresas
Normalmente um empreendimento deste porte não precisa de tantas funcionalidades, mas o controle de finanças e RH já proporcionam uma mudança significativa à rotina da empresa.
Existem ferramentas mais simples para pequenos empresários, que se encaixam no orçamento da empresa e ajudam a impulsionar o crescimento da marca.
Um PABX Virtual é um bom exemplo disso.
Sistemas específicos para indústrias
Específicos para empresas de varejo e distribuição, este modelo de integração de dados e automatização conta com funções exclusivas.
Esse modelo não disponibiliza de tantas funções de planejamento, mas investe mais em métodos de controle da produção, finalização e venda dos itens.
Além disso, permite a personalização do sistema, de tal forma que a ferramenta se adapta ao estilo de do empreendimento.
Agora que você já conhece os tipos de sistemas de integração de dados e otimização, precisa saber como fazer para implanta-lo, seguindo os seguintes passos:
Diagnóstico das demandas
Nesse passo é importante definir quais demandas estão relacionadas nesse controle de processos, a fim de encontrar um software adequado às necessidades da empresa.
Treinamento da equipe
Para que os envolvidos estejam preparados para usar o sistema é de extrema importância participar do treinamento inicial e das atualizações que surgirem.
Ter sempre em mãos um material explicativo e vídeos ajuda bastante a ter domínio do sistema.
Otimização dos processos
A integração de dados depende de otimização permanente para melhorar os resultados
Dessa forma é possível identificar alguma dificuldade do funcionário no uso da ferramenta e promover treinamentos.
Conclusão
Enfim, a integração de dados e automatização oferece grandes vantagens para o seu empreendimento.
Desde o aumento da produtividade, maior economia tanto do tempo quanto financeiro, redução de burocracia.
Até a padronização dos processos e finalmente, maior competitividade.
Para que você possa confirmar o sucesso da sua integração de dados e automatização você pode avaliar: a satisfação do consumidor, o desenvolvimento dos colaboradores e a eficiência dos processos.
Agora só depende de você, analisar qual a melhor ferramenta para o seu empreendimento e fazer a sua implantação o mais rápido possível.