Negócios

6 Dicas para escolher a geladeira ideal

Mulher feliz com a sua geladeira

Atualmente a geladeira é um eletrodoméstico indispensável, ainda mais se pensarmos que nessa vida de correrias, as comidas vêm quase todas congeladas

Mas diferente do que parece não é tão fácil assim escolher a melhor para comprar, muitas questões devem ser levadas em conta na hora de adquirir sua geladeira nova.

Defina critérios importantes para a escolha

Não dá pra ir na loja e escolher simplesmente a primeira geladeira que ver na frente, você precisa saber que existem diversas características que podem ou não ser úteis para você. como por exemplo

  • Tamanho
  • Consumo de energia
  • Tipo de portas e congelador
  • Capacidade
  • Tipo de degelo

Esses fatores são muito importantes para escolher seu tipo de geladeira, comprar um modelo muito grande, vai causar problemas, se sua cozinha não tiver espaço suficiente, por exemplo.

Como escolher a melhor geladeira?

A melhor geladeira não é o modelo mais novo, nem a maior em tamanho, mas é a que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Leve em consideração os critérios acima e análise de acordo com o que você precisa.

  • Tamanho: Antes de mais nada, vamos entender que tamanho não é capacidade, o tamanho é o espaço que ela vai ocupar na sua cozinha. Então meça o lugar onde vai colocar antes mesmo de começar a procurar.
  • Consumo de energia: Eletrodomésticos necessitam de um consumo alto de energia, então é bom verificar o selo de eficiência energética do aparelho, se o índice de consumo for “A” quer dizer que o aparelho é do tipo mais econômico. 

Existem outros tipos de tecnologias que também auxiliam na economia de energia.

Como tecnologia Inverter, alerta de porta aberta e painel externo.

  • Tipo de porta e congelador: existem vários modelos de portas nas geladeiras 
  • Uma porta, modelo compacto com congelador interno (ideal para cozinhas pequenas)
  • Duplex, com o congelador na parte superior da geladeira é indicada para quem precisa de mais espaço nessa parte 
  • Inversa, com duas portas, sendo o congelador na parte de baixo, é mais prático para acessar os alimentos, muito indicada para idosos.
  • Side by side, modelo de duas portas lado a lado, ideal para quem usa o freezer com frequência já que ele ganha espaço nesse modelo. Ideal para cozinhas planejadas, possui menos profundidade e menos largura.
  • Capacidade: Apesar de não ser a mesma coisa, a capacidade interfere no tamanho do eletrodoméstico. Temos geladeiras de baixa capacidade, que vão até 300 litros. Média capacidade, entre 300 e 400 litros. E alta capacidade, acima de 400 litros.
  •  Tipo de degelo: é bom considerar nesse caso a rotina antes de escolher a opção perfeita para você. Temos o Degelo manual, Semi Automático, Cycle Defrost e Frost Free.

 Compare modelos e marcas

Principalmente se tem planos de economizar, é muito importante comparar os modelos e marcas de geladeiras, qual modelo vai se encaixar nas suas necessidades e quais marcas te oferece isso, pelo melhor preço, é interessante analisar comentários de outros compradores, para garantir que o produto é de qualidade, e cumpre com o que promete.

Saiba o tamanho correto

 Como mencionado anteriormente, o tamanho é muito importante na hora de escolher sua geladeira, modelos muito grandes podem ocupar muito espaço na sua cozinha e acabar atrapalhando outros eletrodomésticos ou até mesmo interferir no seu espaço.

Por isso é bom medir e calcular o espaço exato que ela deve ficar.

 Verifique avaliações

Muitos sites de compras disponibilizam o recurso para que compradores avaliem os produtos adquiridos, e essa função pode ser muito importante para ajudar na escolha da sua geladeira. Ver o que outra pessoa tem a dizer do produto que está interessado pode te influenciar e facilitar sua escolha. 

É importante que não foque em um único comentário, mas faça uma análise de todas as avaliações. 

 Funções importantes

A economia de energia é uma das funções mais importantes em um eletrodoméstico, e o painel externo pode auxiliar nessa questão. 

A função de degelo também é, e deve ser levado em conta que quanto a frost free irá te libertar dessa função e de todo o trabalho que ele gera.

Durabilidade

Se pensarmos em tecnologia, todo ano temos novidades, e o modelo anterior acaba sendo deixado para trás, porém eletrodomésticos costumam ser bens de maior durabilidade, e costumam ser trocadas entre 6 a 9 anos de uso, depois desse tempo o consumo de energia pode aumentar. algumas funções apresentar defeitos, e nesse momento é necessária a  troca do aparelho.

Consumo de energia

Um dos principais fatores determinantes, na hora de comprar sua geladeira nova. O selo “A” de consumo de energia, garante uma maior economia. Deve-se também observar o valor do aparelho em kWh por mês, esse valor, em geladeiras econômicas, deve ser em torno de 31 KW/mês a 41,2 kWh e 61,3 kWh/mês em geladeiras acima de 400 litros.

Depois dessas dicas você está preparado para adquirir sua nova geladeira!!

O artigo de hoje foi sobre 6 dicas para escolher a geladeira ideal. Caso tenha dúvidas, comente abaixo.

Entenda quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio

Andre Goncalves

Como trabalhar no exterior mesmo sem faculdade?

Mariana Dias

4 Produtos de automação residencial para investir sem arrependimentos

Andre Goncalves