Está planejando seu intercâmbio mas não sabe como fazer o planejamento financeiro e está com medo de estourar seu orçamento? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois separamos várias dicas de como planejar financeiramente seu intercâmbio.
Com nossas dicas, vai ser muito mais fácil fazer todo o planejamento financeiro do seu intercâmbio sem dores de cabeça e realizar seu sonho. Então, confira até o final do conteúdo que preparamos especialmente para te ajudar a planejar financeiramente seu intercâmbio!
Faça uma análise dos seus gastos
A primeira dica para te ajudar a planejar financeiramente seu intercâmbio é literalmente fazer uma análise dos seus gastos. Isso porque, é possível ter uma boa noção do que você vai gastar quando estiver no intercâmbio apenas analisando seus gastos atuais.
Por exemplo, analise o quanto você gasta de mercado levando em consideração tudo que você precisa, como shampoo, sabonete, desodorante, bem como tudo que você gasta com alimentação.
Depois, você precisa ver o quanto vai custar para comprar essas mesmas coisas durante o seu intercâmbio. Dessa forma, você vai conseguir ter uma noção melhor do quanto vai precisar levar em dinheiro para toda a duração do seu intercâmbio.
E lembre-se: é bem fácil fazer essa análise depois que você escolhe seu destino de intercâmbio, basta procurar os mercados locais e ver o quanto as coisas que você precisa custam por lá.
Tenha uma reserva de emergência
A segunda dica para planejar financeiramente seu intercâmbio é mais uma dica para não ter dores de cabeça enquanto estiver em outro país. Isso porque, imprevistos acontecem, então você pode perder suas lentes de contato, quebrar seus óculos ou então perder seu celular.
Por isso, é muito importante ter uma reserva de emergência que possa cobrir esses imprevistos sem você precisar ficar desesperado por causa disso. Além disso, essa reserva de emergência pode ser usada para uma consulta médica ou comprar algum remédio que acabou antes de conseguir voltar ao Brasil.
Calcule gastos de tudo que você vai precisar para sair do país
A terceira dica para te ajudar a planejar financeiramente seu intercâmbio é calcular todos os gastos que você vai ter apenas para sair do país, como passaportes, vistos, passagens aéreas, traslado e etc.
Por exemplo, se você vai fazer intercâmbio no Canadá, precisa tirar o visto mesmo em intercâmbios de curta duração, o que tem seus custos. Então, uma ótima opção para evitar ficar surpreso com os custos é procurar toda a documentação necessária e os custos para conseguir essa documentação.
Além disso, lembre-se que em países onde o visto é necessário, há também um tempo de espera para conseguir a aprovação (ou não) do visto. No caso do Canadá, o processo leva em torno de 8 semanas, enquanto para os EUA pode ser de mais de um ano.
Fique de olho na variação do câmbio
A nossa quarta dica de como planejar financeiramente seu intercâmbio é ficar de olho na variação do câmbio. Isso porque, para o seu intercâmbio, você vai precisar utilizar o dólar, e quanto mais caro o dólar estiver, mais caro vai ser o seu intercâmbio.
Por exemplo, se você precisar de 5 mil dólares para a sua viagem de intercâmbio e o dólar está custando 5 reais, então você vai precisar de 25 mil reais para fazer a conversão.
Por outro lado, se o dólar estiver custando 6 reais, esse valor vai para 30 mil reais. Entendeu? Então, por isso é uma boa dica ficar de olho na variação do câmbio e fazer a conversão quando encontrar os valores mais baixos.
Defina um orçamento semanal e mensal
A nossa quinta e última dica para te ajudar a planejar financeiramente seu intercâmbio é definir um orçamento semanal e mensal para o seu intercâmbio. Por exemplo, você pesquisou valores e viu que vai precisar de 400 dólares por mês para comprar tudo que precisa no mercado, bem como para usar o transporte público.
Então, se o mês tem 4 semanas, vão ser 100 dólares por semana para usar. Dessa forma, você controla seus gastos para não gastar em nada desnecessário e ainda consegue aproveitar seu intercâmbio sem ficar se privando de nada.
Agora você já sabe como planejar financeiramente seu intercâmbio. Então que tal colocar tudo isso em prática agora mesmo?