Economia Educação

Como ensinar conteúdo educativos para as crianças de maneira lúdica?

Educação infantil

Nos dias atuais, o setor da educação como um todo tem se mostrado com inúmeros desafios à sua frente, pois a cada dia que se passa e a cada geração de alunos que entra na escola, está mais difícil de ensinar e também está muito mais trabalhoso perceber a verdadeira dedicação das crianças para com os estudos.

Mediante essa realidade, educadores de todo o mundo estão em busca de caminhos alternativos voltados à educação para conseguir verdadeiramente chamar a atenção das suas crianças, dado que a típica aula convencional de ouvir e copiar o conteúdo da lousa não está gerando mais os resultados esperados pela sociedade.

Essa mudança começou a ocorrer por diversos motivos, dentre eles, podemos considerar a chegada de uma nova geração e também a entrada ao mundo da tecnologia, que tem ajudado a criar um novo perfil de aluno nas escolas de todo mundo. 

Dado essa realidade, no artigo de hoje falaremos sobre a importância de ensinar os conteúdos educativos para as crianças de uma maneira verdadeiramente lúdica.

O que são conteúdos educativos?

Os conteúdos educativos são todas as informações que são passadas pelos professores para as crianças enquanto elas estão inseridas no ambiente escolar. 

Segundo as matrizes que regem a educação infantil, existem atualmente seis vertentes de temas que devem ser trabalhadas com as crianças de até cinco anos de vida, e são elas: música, artes visuais, princípios da matemática, movimento, linguagem escrita e oral e também os princípios da sociedade e da natureza. 

Por que as crianças precisam aprender conteúdos educativos?

As crianças precisam aprender os conteúdos educativos para que elas possam entender da melhor maneira o mundo em que elas existem, a sociedade em que elas estão inseridas e também para que elas possam aprender a respeitar as diferenças das demais sociedades que existem ao redor de todo o mundo.

Por meio dos conteúdos educativos, a criança aprende a socializar com os seus colegas de turma, aprende a compartilhar a comida e também os brinquedos, aprender a entender a importância das regras para a boa manutenção da sociedade, aprende a viver em sociedade da melhor maneira e aprende também que a ciência como um todo pode explicar muita coisa referente ao mundo que a rodeia.

Como ensinar conteúdos educativos para as crianças de maneira lúdica?

Mas afinal, como os professores podem ensinar os conteúdos educativos para as crianças de uma maneira verdadeiramente lúdica?

Nos tópicos a seguir, traremos algumas dicas que podem ajudar os educadores com essa valiosa missão. 

Atividades educativas

As atividades educativas são baseadas na criação de diversas situações de aprendizagem que são elaboradas pelo educador durante as aulas ou mesmo fora do horário das aulas. 

Essas atividades têm como principal missão elevar o aprendizado do aluno, possibilitando que as crianças tenham acesso à experiências que as permita conseguir atingir bons níveis de desenvolvimento educacional. Elas visam ampliar as experiências que são proporcionadas para as crianças dentro e fora do ambiente escolar.

Alguns exemplos de atividades educativas são: as visitas educativas, artes em geral, os jogos educativos, simulados e as atividades online.

Contação de histórias

Contar histórias é uma verdadeira arte que pode ser desenvolvida por todos os tipos de educadores que gostam de uma boa narrativa e que tenham uma voz chamativa e uma boa memória.

Um bom educador que conta histórias cria um verdadeiro cenário que irá ajudar a despertar diversas sensações nas crianças, que poderão sentir aguçar os seus cinco sentidos. É muito importante que as narrativas sejam repletas de emoção e também de entonação, expressões e gestos. 

Esse tipo de interação com as crianças proporciona a criação de um verdadeiro vínculo entre elas e a história que está sendo contada. Vale lembrar que o ato de contar uma história é muito diferente do ato de ler uma história, mas na educação, o educador pode usar das duas abordagens para chamar a atenção dos seus alunos. 

Jogos e brincadeiras

É muito difícil encontrar uma criança que não goste ou não se interesse por jogos e por brincadeiras (praticamente impossível). É trabalho do educador se aproveitar dessa oportunidade e inserir os jogos e as brincadeiras como uma maneira de ensinar.

Todos os jogos e brincadeiras voltados para o público infantil possuem muitos aprendizados por traz do seu passo a passo e movimentos.

Os educadores devem sempre se lembrar que a verdadeira inteligência de uma criança muitas vezes pode não ser devidamente vista na hora da aplicação de uma prova escrita, mas certamente será bem melhor observada por meio de um jogo ou mesmo por meio de uma brincadeira.

Algumas opções de jogos e brincadeiras que podem ser inseridas nas rotinas dos alunos, são: xadrez, dama, caixa sensorial, quente ou frio, etc.

Lembrando que para as crianças menores os educadores devem sempre conferir na embalagem a idade indicada antes de aplicar o jogo ou a brincadeira proposta.

Quanto tempo em média dura um curso de digitação?

Gabriel Araujo

Como Lidar com Autismo na Sala de Aula

Laura Alves

Darf: O que é? Quem precisa pagar? Como funciona? E se tiver atrasado?

Kaua Rodrigues