Quando estamos falando de seguro de carro, furtos e roubos estão entre as ocorrências mais comuns. Mas qual é a diferença entre eles? Essa dúvida é frequente, pois, apesar de os termos parecerem semelhantes, há diferenças importantes que podem até influenciar na contratação do seguro.
Afinal qual a diferença entre roubo e furto de carro?
O roubo consiste em um delito que configura a subtração de uma propriedade alheia, por meio de violência ou ameaça direta à pessoa.
Estamos falando de um crime que, além de envolver a perda de um bem, também coloca em risco a integridade física de uma pessoa. Vale ressaltar que a regra que rege esse assunto está no Artigo 157 do Código Penal Brasileiro.
No que se refere ao furto, estamos falando de algo que não envolve contato direto ou ameaça à vítima. Por exemplo, caso o seu veículo seja subtraído sem que você perceba, não havendo qualquer contato com o criminoso, está caracterizado um furto.
Com relação ao furto, as diretrizes em relação ao assunto estão no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Compreender essas situações é essencial para que você saiba como agir.
O que fazer em caso de roubo ou furto de veículo?
O primeiro passo nesse caso é garantir a segurança sua e das pessoas que estão com você adotando medidas de proteção como, por exemplo, no caso de roubo em que existe contato com a vítima, não reagir em hipótese alguma.
Posteriormente, seja qual for a situação, a recomendação é procurar a polícia para fazer o registro da ocorrência, fornecendo todas as informações necessárias, como modelo do veículo, local do delito, entre outras informações relevantes.
Paralelamente a esse processo, é preciso, quando houver proteção de um seguro de carro, entrar em contato com a companhia responsável pelo serviço para formalizar o aviso de sinistro.
Como proteger seu carro de furto e roubo?
Não é possível eliminar completamente o risco de ser vítima de furtos e roubos, mas é possível adotar algumas medidas preventivas para reduzir significativamente as chances de isso acontecer. Confira as principais!
- Instale dispositivos no carro, como alarmes, bloqueadores, dispositivos antifurto, entre outros, com o objetivo de dificultar a ação dos criminosos;
- Mantenha a atenção em semáforos, especialmente à noite porque, ao trafegar em locais de baixo movimento, você pode ser surpreendido por criminosos em locais de menor movimento;
- Evite deixar objetos valiosos a mostra, porque eles podem chamar a atenção de pessoas que estão buscando praticar algum tipo de delito;
- Procure estacionar em locais seguros e verifique sempre se o carro está bem trancado.
Por fim, mas não menos importante, invista em uma proteção veicular, contratando um seguro de carro. Os furtos e roubos nunca avisam quando vão acontecer, pensando nisso, você precisa estar preparado para evitar prejuízos, não só emocionais, mas financeiros.
Neste contexto, o melhor caminho é contratar seguradoras com sólida expertise em oferecer um serviço de alto nível no mercado. O caminho ideal é contar com a assessoria de um corretor de seguros para fechar o melhor contrato.
Fonte da imagem: Gerada por IA