Certamente, um dos grandes desafios para uma empresa está relacionado às questões financeiras.
Independente do tamanho da empresa, esse desafio pode surgir e gerar dúvidas e ocasionar em outros desafios.
A captação de recursos, em muitos casos, acaba se tornando uma medida fundamental para garantir que as operações continuem mesmo nesses momentos. O mesmo vale em casos de expansão dos negócios ou até mesmo para passar por uma crise.
Se a sua empresa está passando por algo parecido e precisa de verba para voltar à ativa, conhecer as suas opções e entender quais as melhores para o seu caso é a melhor solução inicialmente.
A seguir, vamos analisar as suas opções de financiamento para empresas, o papel do crédito privado na captação de recursos empresariais e muito mais. Confira!
Opções de financiamento para empresas
Quando falamos em recursos financeiros, a empresa terá à disposição muitas opções viáveis. Cada uma delas contará com as próprias características, assim como com vantagens e desvantagens.
Por isso, é importante analisar muito bem essas opções para saber qual melhor atenderá o seu negócio.
Entre essas tantas opções, destacamos as seguintes:
Empréstimos com o banco
Realizar um empréstimo com o banco é uma das opções mais comuns para captar recursos.
Tanto em bancos quanto em instituições financeiras, é possível encontrar opções diversas de linhas de crédito – com taxas de juros e prazos variados.
Mas, essas operações podem acabar exigindo muito mais garantias e, além disso, contam com processos burocráticos e demorados.
Investidores anjos
Os investidores anjos são investidores individuais, responsáveis por aportar em pequenas empresas e também em startups que possuam um alto potencial de crescimento.
Em troca, conseguem uma participação acionária.
Além do dinheiro, eles ainda contribuem através de mentorias e conexões que acabam sendo valiosas para o negócio e seus colaboradores.
Venture capital
Esse é um tipo de financiamento bastante comum nos setores de tecnologia e biotecnologia, onde há um potencial de retorno considerado alto.
Mas, é preciso se atentar, por ser um setor onde o risco também costuma ser alto.
Financiamento coletivo (crowdfunding)
O financiamento coletivo, ou crowdfunding, é feito através de plataformas online onde a empresa pode captar recursos de diferentes investidores.
Geralmente, isso gera em troca uma recompensa ou participação acionária. É uma boa alternativa para projetos que buscam inovação e criatividade.
Crédito privado
Por fim, temos o crédito privado. Trata-se da captação de recursos feita diretamente com os investidores privados ou fundos de investimento – ou seja, sem que seja necessário uma intermediação por parte de bancos tradicionais.
É uma opção de investimento que vem se destacando nos últimos tempos, principalmente por oferecer condições personalizadas e flexíveis.
O papel do crédito privado na captação de recursos empresariais
O papel do crédito privado na captação de recursos empresariais é considerável, principalmente para as que estão em busca de alternativas modernas e diferentes das tradicionais.
O crédito privado oferece mais personalização das condições do empréstimo, diferente dos empréstimos bancários tradicionais.
Para os negócios que precisam de uma solução financeira específica, e de acordo com sua realidade, é o ideal.
A característica principal deste crédito é a possibilidade de negociação direta – empresa e investidor – ou fundo de investimento.
Dessa forma, é possível eliminar etapas burocráticas que estão relacionadas aos empréstimos tradicionais em bancos.
Além disso, a opção de crédito privado consegue ser estruturada de diferentes maneiras – notas promissórias, debêntures, etc.
Benefícios do crédito privado para empresas em busca de verba
Além do que já vimos acima sobre o crédito privado para empresas em busca de verba, ainda podemos destacar uma série de outros benefícios interessantes:
- Flexibilidade;
- Acesso rápido ao capital;
- Condições personalizadas;
- Potencial para relacionamentos estratégicos;
- Menor exigência de garantias.
Obtenção de crédito privado: como fazer?
Para obter o crédito privado é preciso seguir alguns passos que irão aumentar suas chances de ter sucesso na hora de captar recursos. As etapas são as seguintes:
Preparar toda a documentação
Esse é um passo inicial muito importante para começar a busca por investidores. Garanta que todos os documentos necessários estejam em ordem antes de dar início.
Você pode precisar de demonstrações financeiras, projeções de fluxo de caixa, histórico de crédito, plano de negócios, dentre outros.
Eles serão fundamentais para passar a confiança necessária para conquistar bons investidores.
Pesquisa de investidores
Busque por investidores e fundos de investimento que tenham relação com o seu negócio e estejam em busca de realizar um investimento na área.
Para isso, você pode utilizar plataformas online, eventos de networking ou até mesmo redes de contato.
Elabore uma proposta atrativa
Você precisará “vender o seu peixe” para conseguir bons investidores e fundos de investimento.
Para isso, desenvolve uma proposta que seja convincente e atraente, destacando quais são os diferenciais do seu negócio, qual o potencial de crescimento que ele possui e, claro, os benefícios para o investidor.
Os detalhes são importantes, por isso inclua-os.
Negociação
Negociar sobre as condições do crédito é uma parte importante do processo, e é importante que você esteja preparado para isso.
Ter flexibilidade também é importante, afinal, é mais fácil garantir que os termos que forem acordados estejam de acordo e sejam viáveis para a empresa.
Formalizar o acordo
Por fim, é necessário formalizar o acordo através de um contrato bem elaborado – garantindo a proteção de ambas as partes envolvidas.
Os termos do financiamento devem estar muito bem definidos.
Certamente, obter o crédito privado será uma ótima solução para a sua empresa se as características e vantagens citadas forem vantajosas para a ocasião.
Em um momento de necessidade, a eficiência do crédito privado poderá fazer toda a diferença.