A ética no trabalho é tanto um conjunto de normas e valores que regulam o comportamento do homem em relação aos outros, quanto um critério que permite ao homem julgar o seu próprio comportamento e o dos outros em relação ao bem e ao mal.
Trabalhar em grupo nunca foi fácil e exercer o senso de ética continuamente também não. Porém, conciliar essas duas situações é uma obrigação, principalmente do ponto de vista social e pessoal. Neste conteúdo, falaremos um pouco mais sobre o impacto da ética no trabalho e de que forma ela deve ser encarada para o setor de RH possuir um headcount valioso. Vamos lá, leia conosco!
Ética empresarial hoje
A ética no trabalho hoje é uma doutrina que reflete sobre o comportamento do homem em vários campos. Somente nos últimos dois séculos passamos a falar de ética no trabalho: a partir daí e dos conceitos de alienação no e do trabalho, trabalho que oferece ao sujeito a possibilidade de expressar sua própria personalidade naquilo que ele faz enquanto trabalha.
Para muitos ainda a ética corporativa e negócios são incompatíveis, pois tendem a aceitar e obedecer às regras do deus do dinheiro para maximizar os lucros a todo custo. No entanto, hoje cada vez mais as empresas estão distantes desse tipo de pensamento, e parecem ter entendido que seu poder crescente deriva implicações éticas e de responsabilidade social.
Relação entre ética no trabalho
Por vezes, a relação entre ética no trabalho deve ir além do perímetro legislativo, colocando em prática escolhas da empresa que seguem sua própria sensibilidade ética caso não haja norma que proteja o trabalhador. O trabalho ético deve levar em conta múltiplos fatores, as necessidades empresariais da empresa e as necessidades e feedbacks pessoais e sociais do trabalhador.
A diretriz é o bem-estar comum, o objetivo final é melhorar a existência humana. Isso significa respeitar o princípio da vida, “trabalhar para viver” e “não viver para trabalhar”. O homem não é uma máquina, não é um robô que esgota sua razão de ser na produção de bens e serviços. O homem não é um meio, mas um fim e, como tal, precede os meios.
Como a ética no trabalho está mudando o mundo do trabalho?
O mercado caminha cada vez mais para uma ética no trabalho próxima do bem-estar humano e social, objetivos que encontram cada vez mais espaço nas estratégias e políticas das empresas.
Quais são os princípios éticos e morais que as empresas devem adotar?
Flexibilidade
Para otimizar a produção, as empresas devem adotar a política de flexibilidade. Todos vimos, por exemplo, o potencial do trabalho inteligente e o impacto que ele tem na vida social e ambiental.
Sustentabilidade Ambiental
A atenção ao “cuidado” do planeta terra é um tema que une a todos, representando o presente e o futuro de nossa existência. O objetivo é criar um modelo de desenvolvimento capaz de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as das gerações futuras. Portanto, menos emissões de CO2 por meio de políticas verdes.
Transformação Digital
Os processos e metodologias subjacentes ao negócio empresarial devem recorrer ao suporte de tecnologias, que apenas os simplificam e deixam tudo mais organizado e rápido do que no passado. Pensemos, por exemplo, na formação que nos dias de hoje é realizada através de sistemas de plataformas online.
Os últimos dois anos trouxeram uma onda de digital na nossa sociedade, basta ver a utilização de algumas plataformas, por exemplo, como o Skype e o Microsoft Teams que ajudam as pessoas não só a dar continuidade ao seu trabalho, mas também a se sentirem mais próximas umas das outras.
Basta pensar que até alguns meses atrás era impensável imaginar uma aula de faculdade por videoconferência. Isso deve nos fazer entender quantas possibilidades existem hoje e talvez não sejam exploradas por uma simples limitação mental.
Humanidade
Cada indivíduo é acompanhado por um componente biológico e humano: emoções, sensações, sensibilidade. Se você não construir uma política de “escuta”, mas uma linha de pura realização empresarial, corre o risco de sufocar a parte “humana” do funcionário. Neste sistema de ética empresarial, a liderança do líder é fundamental, tanto para a empresa como para os colaboradores, com valores éticos e uma vida saudável.
Como conciliar a lógica do lucro e o trabalho ético?
A chave é entender o quanto o bem-estar do trabalhador pode aumentar seu desempenho. A ação ética da empresa quer, portanto, ser um incentivo racional para tentar entender não apenas o que é certo fazer, mas também “por que” é necessário fazê-lo.
O objetivo primordial é assegurar que se introduza também uma avaliação ética, tanto na decisão do próprio comportamento como na avaliação dos outros, combinando assim a esfera moral com a gerencial, as responsabilidades individuais com as da empresa e a esfera profissional com a organizacional, o que significa traduzir o raciocínio em ação ética concreta. Até a próxima!