Pequenos acidentes domésticos podem acontecer em qualquer momento, principalmente quando se tem crianças ou idosos em casa. Mesmo em situações sem crianças e idosos pode acontecer algo que te machuque e você tenha que fazer um curativo.
Algo simples como preparar o almoço pode te colocar em uma situação arriscada, como cortar o dedo com a faca. Para situações assim você deve estar sempre preparado e um pequeno kit de primeiros socorros pode ser de grande ajuda para higienizar um machucado e proteger o local da ferida.
Mas é importante saber como fazer isso da maneira correta, pois algumas coisas podem piorar o machucado e causar uma infecção mais séria.
Para te ajudar a aprender a limpar e fazer um curativo da maneira certa, preparamos esse artigo que vai te apresentar algumas técnicas simples de higienização e proteção de um machucado.
Como higienizar o machucado
Limpar um machucado da forma correta talvez seja a parte mais importante do processo, pois uma ferida aberta e não higienizada pode ser um ambiente ideal para a proliferação de bactérias e outros microrganismos.
À medida que esses microrganismos se desenvolvem no seu machucado, você está cada vez mais propenso a desenvolver uma infecção e, dependendo do local do machucado, a infecção pode causar sérios danos.
Existem várias formas de higienizar um machucado, você pode fazer isso simplesmente com água e sabão, mas outras coisas podem ser ainda mais eficazes para limpar o seu machucado.
Veja a seguir porque é tão importante limpar um machucado:
- Remove detritos soltos e bactérias planctônicas.
- Fornece proteção para promover um ambiente ideal para a cura.
- Facilita a avaliação da ferida, otimizando a visualização da ferida.
A seguir veja algumas coisas que podem auxiliar na higienização de um machucado e porque elas são eficazes. Além disso, aprenda a limpar o seu machucado com cada um desses produtos.
Com soro fisiológico
O soro fisiológico é o agente de limpeza preferido de muitas pessoas e é indicado por muitos médicos porque, como solução isotônica, não interfere no processo normal de cicatrização.
Também é econômico e está disponível em muitos formatos diferentes, incluindo dose unitária, meio litro, litros e frascos spray.
A limpeza de um ferimento com soro fisiológico também é muito simples de ser feita. Veja a seguir a forma correta de limpar um machucado com esse produto.
- Posicione o local do machucado de uma forma que o soro possa fluir de fora para dentro.
- Aplique o soro na ferida em uma quantidade considerável diretamente do frasco.
- Repita o processo até que a ferida esteja limpa por completo.
- Seque o excesso de soro fisiológico nas áreas ao redor do machucado.
O soro fisiológico pode ser muito útil também se você sentir algum incômodo ou coceira no lugar do machucado. Para aliviar essa sensação realize o processo descrito acima.
Com anti-inflamatório
A limpeza com produtos anti-inflamatórios geralmente é indicada por um médico quando o ferimento já atingiu um estado de inflamação.
Para fazer a limpeza com um agente anti inflamatório faça o seguinte:
- Umedeça uma gaze com o anti-inflamatório
- Passe a gaze umedecida com o produto no machucado
Com água oxigenada
A água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, é composto de hidrogênio e oxigênio. É um oxidante forte e pode ser usado como agente de limpeza e para prevenir infecções.
Quando usado topicamente, este líquido forma espuma devido à enzima catalase. Conforme a catalase entra em contato com a pele, ela transforma o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio gasoso.
Embora a água oxigenada seja eficaz para acabar com microrganismos nocivos, ela também pode destruir microrganismos que ajudam na cicatrização do machucado.
Por isso, o ideal é que a água oxigenada só seja usada no primeiro momento do acidente, mas entre as trocas de curativos você deve evitar usar o produto.
Veja a seguir o passo a passo para usar a água oxigenada:
- Umedeça uma gaze com água oxigenada.
- Passe a gaze umedecida com água oxigenada sobre o machucado.
Por que fazer um curativo
Existem vários tipos de curativos, mas no geral eles devem ser feitos para proteger o machucado de fatores externos que podem prejudicar a cicatrização.
Sendo assim, fazer um curativo vai ajudar que o seu machucado cicatrize de forma mais rápida.
Alguns curativos também possuem algumas substâncias que ajudam a acelerar a cicatrização, nesses casos a cura do ferimento acontece de forma ainda mais rápida.
Como fazer um curativo
Como existem vários tipos de curativos, consequentemente existem várias formas de fazer um. Mas vamos te apresentar a forma mais básica que pode ser usada em diversas situações.
Você vai precisar de:
- Esparadrapo
- Gaze
- Soro fisiológico
Siga os passos a seguir:
- Higienize bem as mãos
- Lave o machucado com soro fisiológico
- Retire o excesso de soro ou qualquer secreção com uma gaze
- Aplique um remédio cicatrizante recomendado pelo seu médico se for o caso
- Cubra o ferimento com uma gaze
- Prenda o curativo com esparadrapo.