As receitas, sejam municipais, estaduais ou a federal, utilizam diversos tipos de documentos para poder realizar as atividades e cobrar os impostos e taxas dos contribuintes. Um desses documentos que é muito usado e bem famoso em todo o país é a Darf.
A Darf é um documento muito importante e que precisa ser conhecido de verdade por todo cidadão brasileiro, porque alguma vez na vida, ele vai precisar tirar essa documentação.
Nos tópicos a seguir, você vai entender o que é a Darf, como funciona, os tipos, entre outras informações relevantes sobre o assunto. Confira!
O que é Darf?
Para você que sequer sabe o que é a Darf, ela é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, ou seja, serve somente para a Receita Federal. No caso da estadual ou municipal, o documento é outro.
Ela é, na verdade, uma guia, um boleto sem código de barra, para pagar impostos, taxas e dívidas com a Receita Federal. Ele serve para pagar tudo, praticamente: Imposto de Renda, PIS 2020, Confins, IOF, multas com a Receita, etc.
Online
Existem duas formas de você emitir a Darf e a primeira delas é por meio de um aplicativo que se baixa no site da Receita Federal. Lá é preciso colocar os dados relativos ao documento e confirmá-los. Após isso, ela fica pronta para você imprimir e pagar o valor definido pela Receita.
A outra forma é fazer isso online, ou seja, pelo próprio site da Receita Federal. O método é o mesmo, o programa é o mesmo, a diferença é que você não precisa baixar para o seu computador, basta fazer tudo diretamente no site.
Darf em atraso
Se você precisa pagar e atrasou esse pagamento, não precisa se desesperar. Vai ter que tirar um novo documento, com o valor atualizado, inclusive com a multa já inclusa, muitas pessoas têm dificuldade em preencher e produzir o documento, por isso a ajuda de um contador é sempre bem-vinda. Ele faz esse processo em alguns minutos.
Como funciona?
Preencher e emitir uma Darf é simples, o problema é que são muitas informações que devem ser escritas corretamente. Caso contrário, pode dar erro, seu dinheiro vai para outro lugar e recuperar vai ser difícil, até achar para onde ele foi.
Por isso, se tem dúvidas, se acha que não consegue fazer isso sozinho, não arrisque. Contrate um contador que é a obrigação dele colocar os dados certos e deixar tudo direitinho para você pagar. Se ele errar, quem vai ter que pagar a dívida vai ser ele e não você.
Caso você tenha experiência nesse tipo de preenchimento e quer fazer por conta própria, basta entrar no site da Receita Federal, baixar o programa ou acessar a plataforma online, colocar todos os dados pedidos e emitir o documento. Depois disso, basta ir em uma agência de banco ou pagar até pelo seu aplicativo mesmo.
Darf Receita Federal
A Darf é o documento para pagar qualquer coisa da Receita Federal, exceto os impostos relacionados ao Simples Nacional. Nesse caso em específico, o documento se chama DAS, que significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Avulso
O Darf pode ser para pagar impostos e taxas que ocorrem mensalmente ou anualmente, como também para pagar alguma taxa ou multa de forma avulsa. A forma de conseguir o documento é a mesma. Em alguns casos bem específicos, você precisa ir à Receita Federal para que os analistas de lá façam as contas da dívida ou da multa e emitam o documento.
Darf Atrasado
A Darf atrasada pode ser refeita com nova data e valor de juros e multa pelo mesmo programa da Receita Federal que é o Sicalc. No caso de usá-lo no próprio site, o nome fica Sicalcweb.
Como atualizar?
Tudo que você precisar fazer na sua Darf, seja emitir uma nova via, ou tirar uma atualizada com juros e multa por atraso, deve ser feito por meio do aplicativo ou do site da Receita Federal.
Darf no Imposto de Renda
Quando você faz a declaração de Imposto de Renda e manda ela para a Receita, o próprio programa já emite a Darf com o valor que você deve pagar do tributo. É bem simples de ser feito, mas para quem não tem prática, é melhor contratar um contador que vai fazer isso rapidamente.