Alcançar um bom ambiente ou clima de trabalho é fundamental para que os colaboradores estejam satisfeitos e motivados, o que resulta em maior produtividade na empresa. As variáveis que influenciam o ambiente de trabalho são múltiplas e diversificadas, o que não significa que para sua melhoria seja necessário implementar estratégias caras ou sofisticadas. Pelo contrário, muitas vezes são os pequenos detalhes os mais eficazes para melhorar significativamente o ambiente do escritório.
1) Melhorar o espaço físico
A referida melhoria não implica necessariamente o início de trabalhos caros para obter mais medidores ou melhorar a iluminação. Ações tão simples como pintar o escritório com cores quentes e relaxantes como o verde ou azul, combinadas com tons de vermelho ou laranja, podem ser um método muito eficaz para criar um ambiente relaxante, mas ao mesmo tempo com aquela pitada de energia necessária para melhorar produtividade e motivação.
Também é aconselhável decorar o escritório com imagens criativas e inspiradoras. Por exemplo, com um cartaz, fotografias ou imagens que expressem, de forma divertida, a missão e filosofia da empresa.
Um quadro branco onde os colaboradores podem partilhar ideias ou comentários pode ser o glacê ideal para uma renovação da imagem do escritório com um espírito positivo e renovador.
2) Estimule alguns minutos de relaxamento
De vez em quando, é necessário fazer uma pausa para avançar mais rapidamente. Em situações de bloqueio, estresse ou carga de trabalho excessiva, pode ser muito útil ter um escritório ou sala para relaxar por alguns minutos. Se possível, o espaço de relaxamento deve ter dimensões agradáveis, leves e ter máquinas de café ou refrigerante ou fontes de água.
Tal lugar, além de funcionar como um antídoto eficaz para o estresse no trabalho, tem uma segunda utilidade: facilitar uma conversa descontraída e o conhecimento mútuo entre os colegas.
3) Organizar atividades fora do escritório
Atividades lúdicas ou recreativas, fora do contexto de trabalho, podem ser ideais para motivar o trabalho em equipe e melhorar o relacionamento entre os funcionários. Hoje em dia são muitas as atividades deste estilo: um campeonato de paintball, um passeio cultural, excursões e encontros informais ao ar livre, ou um passeio de helicóptero para desfrutar do horizonte da cidade ou de um cenário natural espetacular. Na verdade, o formato da atividade é o que menos importa, o importante é aproveitar a oportunidade de integração entre os diferentes trabalhadores, suavizar e conhecer-se a nível pessoal e não apenas a nível profissional.
4) Promover uma atividade de responsabilidade social
Além de ser uma ótima oportunidade para melhorar a imagem externa da empresa, a adesão a uma causa social ou ambiental pode ser uma estratégia eficaz para os funcionários trabalharem em equipe para atingir um objetivo altruísta e se sentirem melhor consigo mesmos.
São muitas as atividades deste tipo: organizar uma arrecadação ou uma atividade beneficente para arrecadar fundos para pessoas em situação econômica ruim, recuperar uma área degradada a nível ambiental, lançar programas de colocação profissional para pessoas com deficiência física ou mental etc. Tal como no ponto anterior, as opções são inúmeras, podendo também ser combinadas com eventos mais “tradicionais” como congressos ou jantares de empresas.
5) Flexibilizar horários
Não fique obcecado por horários fixos para toda a força de trabalho, pois está comprovado que não favorecem a produtividade nem a eficiência. O melhor é oferecer diferentes opções aos trabalhadores que lhes permitam conciliar a vida familiar com o trabalho.
O segredo é chegar a uma fórmula de planejamento do cronograma de trabalho que seja positiva para todos os envolvidos: os vários funcionários individualmente, as equipes de trabalho e a organização como um todo.
6) Melhorar a comunicação entre a gestão e a empresa
É tão importante definir tarefas e objetivos quanto comunicá-los corretamente. Para isso, é necessário treinar adequadamente os líderes da empresa (gerentes e gerentes de nível médio) em habilidades de comunicação e implantar os canais adequados (intranet, e-mails, newsletters corporativos).
7) Cuidar da saúde e do bem-estar dos trabalhadores
Programas de saúde e um bom planejamento de risco ocupacional são muito lucrativos para as empresas. São investimentos que proporcionam um retorno rápido, pois: reduzem o afastamento por acidente e doença e os trabalhadores sentem-se mais valorizados e felizes, o que tem um impacto muito direto na melhoria dos resultados da empresa e na qualidade do trabalho.