O grande dilema do mercado: ar condicionado faz mal para a saúde ou não? Se está analisando comprar este aparelho, mas também tem essa dúvida, esse conteúdo é para você.
Responderemos de uma vez por todas, se o ar condicionado é maléfico ou apenas agrega qualidade de vida para as pessoas. O benefício que este aparelho oferece são diversos, disso não tenha dúvidas.
Ameniza o clima, torna os ambientes mais agradáveis e oferecem um conforto térmico que poucos recursos podem oferecer. Afinal, qual outra máquina resfria um cômodo ou o torna mais quentinho em dias frios?
Não existe. Mas, tantos benefícios não valem de nada se o ar condicionado causar algumas doenças. Saúde é a prioridade – com razão – da maioria das famílias e está sempre em primeiro lugar.
Vamos à resposta: ar condicionado não faz mal à saúde. O aparelho em si não causa doenças nas pessoas, o que pode ocasionar esse problemas é o mau uso da máquina.
Para entender melhor essa questão, deve-se ter em mente como o ar condicionado funciona. Este aparelho consome o ar do ambiente, o filtra e refrigera para depois, devolvê-lo ao cômodo.
Então, além de deixar o clima mais ameno, ainda tira as impurezas do ar. Mas, conforme o uso constante da máquina, todos os microorganismos negativos que foram filtrados começam a se acumular no interior do ar condicionado.
As peças ficam cheias de vírus, bactérias e até mesmo mofo. Isso sim causa doenças e é bastante perigoso. Por isso, a máquina em si não causa problema algum, apenas o mau uso dela.
Como evitar esses problemas? Verá que de uma forma simples, poderá deixar o aparelho livre desses microorganismos e não prejudicar a sua saúde e de quem você mais ama.
Quais os principais riscos?
Esse acúmulo de sujeira é bastante perigoso. Pode proliferar vírus e bactérias que estão parados dentro do aparelho pelo ambiente – contaminando quem estiver no local.
Nestes casos, diversas doenças podem ser ocasionadas, como a gripe e resfriados. Assim como outros problemas mais graves. Fungos e bactérias, principalmente, o mofo podem ser ainda mais perigosos.
O mofo, por exemplo, pode causar asma alérgica e até mesmo agravar quadros delicados dessa doença. Também pode ocasionar rinite alérgica, infecções, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.
Ou seja, é bastante perigoso. As pessoas que mais são expostas a este risco são os idosos, crianças, mulheres grávidas e bebês. Então, cuidado!
Como dissemos anteriormente, o aparelho não causa essas doenças, apenas o acúmulo de sujeiras que podem – e devem – ser evitadas com algumas pequenas manutenções.
Como evitar esses riscos?
A chamada manutenção preventiva é a forma mais eficiente de evitar esses problemas. Essa medida é essencial e muitas pessoas não a fazem frequentemente. Esperam o ar condicionado quebrar para procurar profissionais da área.
O que é um grande erro. Fazer as manutenções preventivas regularmente evita o acúmulo de sujeiras e, consequentemente, a proliferação de microrganismos ruins e problemas maiores de funcionamento.
O que é manutenção preventiva?
São manutenções feitas regularmente por profissionais visando manter o ar condicionado funcionando bem por mais tempo e evitar doenças respiratórias. Durante essas revisões, os profissionais identificam pequenas e possíveis falhas e as consertam.
Assim, as pessoas não são pegas de surpresa por problemas maiores – como a baixa refrigeração, vazamento de água e até mesmo a quebra do aparelho. Então, o profissional revisa cada peça da máquina para ter certeza de que está tudo funcionando bem.
Outra medida tão importante quanto, é a limpeza do ar condicionado. Somente isso pode evitar os riscos à saúde que mencionamos. De tempos em tempos, é necessário fazer essa higienização.
Não apenas por fora, mas por todas as peças da máquina – principalmente, nos filtros. Passar um pano úmido no interior do ar condicionado frequentemente é essencial. Não deixe nenhuma peça para trás e se certifique que tudo está bem limpo.
Algumas empresas oferecem este serviço completo, a revisão e limpeza, facilitando este processo. Além de serem mais eficientes e garantir de que tudo está higienizado, esses profissionais sabem como manusear as peças e por isso, não tem o risco de quebras.
Fazer a manutenção preventiva é essencial e como vimos, fácil. Não deixe esse passo de lado. Essa é uma medida de segurança e proteção da saúde de quem você mais ama.
Ar condicionado é um aparelho incrível para a qualidade de vida das pessoas, não deixe de usá-lo. Apenas faça as manutenções corretas que esse aparelho só trará benefícios.