No mundo da tecnologia em constante funcionamento, o silêncio às vezes pode levar ao susto, porque se houver silêncio na cozinha, fica imediatamente claro que algo está errado com a geladeira. Se notar que sua geladeira não liga, então é hora de anunciar o alarme e descobrir os motivos que podem provocar a recusa do seu equipamento em funcionar.
O motor-compressor do refrigerador não liga. O que verificar?
1. A primeira coisa a verificar é abrir a porta da geladeira e certificar-se de que há luz dentro. Se o refrigerador for novo e a câmara quente, convém verificar se o aparelho está instalado corretamente.
Se você acidentalmente instalar o refrigerador de maneira irregular, a porta não ficará bem encaixada, então o ar quente entrará de fora.
Geladeiras “inteligentes” não ligam o compressor, pois “entendem” que isso não é necessário. É claro que vários sensores vêm resgatar essa “mente”. Se o refrigerador for especialmente “sofisticado”, ele poderá até exibir o código de erro correspondente no visor.
Se não houver luz dentro, seja qual for o modelo, mesmo um Samsung ou electrolux moderno, então não faz mal verificar a integridade do plugue e do cabo de alimentação, bem como a facilidade de manutenção da tomada. Freqüentemente, o problema não deve ser procurado dentro do sistema – pode ser externo.
2. Se este não é o modelo mais novo, mas você verificou todas as comunicações e tudo está em ordem com elas, então você deve procurar uma avaria já dentro. Para fazer isso, é melhor desligar o dispositivo, remover alimentos perecíveis das câmaras e chamar o mestre.
O motor-compressor do refrigerador não liga, causas e soluções
Os motivos pelos quais o refrigerador não liga podem ser muito diversos – desde uma falha do motor a sensores funcionando com defeito. É difícil verificar o que está acontecendo sem o equipamento dedicado para diagnosticar problemas.
Um usuário comum só pode diminuir o “círculo de suspeitos” descobrindo por sinais externos que tipo de avaria atingiu o dispositivo.
1. A luz está acesa na câmara, mas o compressor não congela. Às vezes, cliques são ouvidos confirmando as tentativas do motor de ligar, mas ele não consegue.
Um dos casos mais graves, indicando uma avaria do compressor. Os cliques que chegam ao ouvido são emitidos por um relé – elemento responsável por ligar e desligar o compressor. O compressor deve ser substituído.
2. O refrigerador é controlado eletro mecanicamente, a luz está acesa, o compressor não está zumbindo. Os cliques são ouvidos de vez em quando.
O termostato (regulador de temperatura) pode quebrar, o que tem uma grande responsabilidade – determinar a temperatura na unidade de refrigeração. Como resultado, o sistema de controle não é informado que não está frio o suficiente na câmara, portanto o motor não dá partida. O termostato terá que ser alterado.
3. Uma situação semelhante, mas com um refrigerador controlado eletronicamente. O sensor de ar no compartimento principal pode “voar”. Esse sensor não envia um sinal para a central de controle de que a temperatura na câmara já está crítica e é hora de ligar o compressor.
4. O refrigerador não liga e não há luz na câmara. Em tal situação, vale a pena pensar na quebra de uma unidade tão importante da unidade como um relé de inicialização. Como regra, o elemento não pode ser reparado e requer substituição.
5. O refrigerador não liga, a luz interna está acesa ou apagada. Talvez seja hora de atualizar ou substituir a placa de controle. Se houver um mau funcionamento nele, ele não poderá receber sinais provenientes dos sensores e, portanto, não poderá dar um sinal para o motor-compressor começar a funcionar.
Se o seu refrigerador antigo (ou novo) não liga, então, como você pode ver, existem alguns motivos pelos quais a unidade pode não ligar. É difícil diagnosticar uma avaria pela presença de luz no refrigerador – às vezes, esses diagnósticos não são muito informativos.
Por exemplo, um sensor pode falhar ao mesmo tempo e, por acaso, uma lâmpada pode queimar. Em tal situação, a falta de iluminação levará a conclusões incorretas.
Se um mestre estiver envolvido em diagnósticos e reparos de geladeira electrolux ele entenderá rapidamente qual é o problema, mas se você decidir consertar cegamente o dispositivo sozinho, então ele se parecerá mais com uma loteria – você pode consertar, você também pode desativar o dispositivo. Portanto, se a geladeira não ligar e você quiser que ainda funcione, chame um artesão profissional.
Veja Também:
Como a integração de dados e a automatização podem transformar a gestão da sua empresa