O poker é um jogo que leva pouco minutos para ser aprendido, mas uma vida inteira para ser dominado. Essa afirmação é muito conhecida no universo dos jogos, e de fato é totalmente verdadeira. Se você quer começar a se aventurar nesse esporte, vamos trazer hoje 5 dicas de como jogar poker.
Muito popular nos Estados Unidos, na Europa e cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, o poker deixou de ser considerado um jogo de azar há muito tempo, ganhando status de esporte da mente, inclusive reconhecido pela associação internacional deste tipo de modalidade.
Portanto, você já pode imaginar que esse não é um jogo que depende – somente – da sorte, e que será preciso se dedicar para se tornar um bom jogador.
Vamos então às 5 dicas de como jogar poker para que você comece da maneira correta.
Dica #1: Comece pelos torneios grátis
Sim, o poker se torna muito mais emocionante quando há alguma premiação em jogo. Mas, quando está começando, você não deve focar nas premiações enormes, que também vão exigir o pagamento de uma inscrição cara.
Na verdade, os sites de poker mais conceituados oferecem uma grande gama de torneios chamados “Free-Roll”, ou seja, com inscrição grátis. Esse tipo de competição é ideal para quem está começando, porque você pode colocar seus conhecimentos em prática sem precisar investir e ainda tem a chance de ganhar algo – mesmo que pouco – se for vencedor.
Esteja preparado para se deparar com jogadas bizarras, já que quanto mais barato o jogo, menor o nível dos jogadores. Mas se você quer chegar a nadar com tubarões, vai precisar passar pela arrebentação.
Dica #2: Observe a mesa o tempo todo
Os melhores jogadores de poker participam, em média, de menos de 30% das mãos que são jogadas durante um torneio. E o que você faz nos outros 70% das mãos? Observa.
O que acontece na mesa quando você não está envolvido no jogo é tão ou mais importante quanto as mãos que você joga. Isso porque o poker é um jogo de informações, e quanto mais dados você tiver sobre os adversários, maiores serão suas chances na mesa.
Observe que tipo de jogada eles fazem, com que cartas aumentam a aposta ou pagam apostas altas, se eles costumam blefar ou correm menos riscos, se são mais agressivos ou passivos… Enfim, toda jogada importa. Esteja ligado no que acontece na sua mesa 100% do tempo.
Dica #3: Seja paciente, mas agressivo
Os estilos dos jogadores de poker podem ser divididos em quatro, com duas subdivisões: “Tight x Loose” e “Passivo x Agressivo”. Ou seja, um jogador pode ser:
-
Loose e Passivo: Joga muitas mãos, mas não costuma agredir – e sim pagar. É o tipo de jogo que mais dá prejuízo no longo prazo.
-
Loose e Agressivo: Joga muitas mãos e está sempre pressionando os adversários. O famoso “kamikaze”. Ou se enche de fichas, ou vai embora cedo.
-
Tight e Passivo: Joga poucas mãos, mas pouco agride. Costuma durar muito nos torneios, mas dificilmente será vencedor no longo prazo.
-
Tight e Agressivo: O melhor perfil de todos. Joga poucas mãos, mas sabe explorar os spots e ser agressivo quando entra no jogo.
Em resumo, ser paciente para esperar as melhores oportunidades e ser agressivo nesses momentos é o melhor estilo a ser adotado na mesa.
Dica #4: Defina o tamanho da sua banca
Você vai precisar investir algum dinheiro para jogar torneios que não sejam Free-Rolls. O importante, aqui, é ter um limite de perda. Defina um valor para sua banca exclusiva de poker e não fuja disso.
Gaste apenas o que você se propôs a gastar, sendo esse um valor que não vai, de maneira alguma, interferir nas finanças de outros aspectos da sua vida. Limitar as perdas é o segredo para que o jogo não deixe de ser um hobby para se tornar um pesadelo.
Dica #5: Evite jogar no modo “tilt”
Jogar “tiltado”, no poker, significa jogar mãos enquanto seu estado emocional está atrapalhando suas decisões racionais. Para evitar isso, é preciso prestar atenção nos sinais que seu corpo dá.
Quando estiver se sentindo com raiva, respirando aceleradamente, com o corpo quente, evite se envolver nas mãos. Lembre-se: o poker é um jogo de paciência. Coloque suas cartas debaixo do baralho e respire fundo para que seu estado emocional volte ao normal.
Gostou das dicas? Coloque-as em prática hoje mesmo e bons jogos!
Photo by Amanda Jones on Unsplash