Como investir no mercado de papelaria personalizada
Abrir o próprio negócio é um sonho para muitos brasileiros. Além das vantagens de ser o próprio chefe, empreender é uma maneira de colocar toda dedicação, empenho e amor em algo próprio, que reflete sua personalidade, gostos e objetivos.
Muitos, pela crise em que estamos vivendo, enxergam o empreendedorismo como uma forma de sobrevivência. Sem emprego, programas de ajuda do governo e qualquer fonte de renda, as pessoas precisam se reinventar e abrir o próprio negócio.
Segundo o Sebrae, apenas em 2020 (primeiro ano de pandemia), cerca de 14 milhões de pessoas começaram a empreender em todo o Brasil. Com o surgimento do MEI (Microempreendedor Individual), abrir a própria empresa é mais simples, sem burocracia.
No entanto, empreender é um momento de muitos desafios e dúvidas. É preciso definir um nicho, área de atuação, fornecedores, equipamentos e muito mais. São muitas decisões, nós entendemos.
Para ajudar, hoje falaremos sobre o mercado de papelaria personalizada, um nicho que cresceu muito nos últimos anos e promete continuar fazendo sucesso por anos. São produtos fáceis de fazer, lucrativos e podem ser produzidos até mesmo em casa.
Saiba mais sobre o mundo da papelaria para abrir seu negócio de sucesso o quanto antes. É um nicho cheio de possibilidades, em que a criatividade pode ser um grande diferencial. Acompanhe!
Mercado de papelaria: por que investir?
Papelarias são lojas que vendem tudo que se relaciona com papéis. Desde o papel sulfite, para cartas, cartolina, entre outros tipos, até acessórios de escritório, como borrachas, grampeadores, cadernos, planners e muito mais.
Ou seja, este segmento é enorme, repleto de possibilidades. Ao longo dos anos a papelaria, assim como a maioria dos outros segmentos, precisou se reinventar. Isso porque os supermercados começaram a comercializar esses itens.
Sendo assim, surgiram as papelarias de luxo, as que vendem itens personalizados e produtos diferenciados – como os planners de casamento, de estudo e outros. Isso quer dizer que além do aumento de variedade dos produtos, este segmento não precisa mais das voltas às aulas para faturar.
É possível ter um bom faturamento no ano todo – melhorando ainda mais nas épocas sazonais, como o retorno das escolas, começo e final de ano. Em 2020, empresas neste segmento cresceram muito no crescimento do e-commerce no Brasil.
De acordo com os dados da Neotrust entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021, o mercado de papelaria cresceu suas vendas cerca de 31% em lojas online.
Assim como a criação de produtos personalizados, as redes sociais ajudaram e muito no crescimento deste setor. Afinal, quem não se encanta com a foto de um planner lindo, a mesa cheia de post-its coloridos, organizadores, canetas, lápis e outros artigos de papelaria?
Ao vermos imagens como essa, queremos tudo isso também. Além de que, por mais que a internet esteja avançando cada vez mais, muitos ainda preferem escrever e se organizar a mão – influencers que compartilham dessa opinião influenciaram muito seus seguidores, por exemplo.
Então, por que investir em papelaria? É um segmento atemporal, nunca sai de moda e as pessoas sempre precisam desses artigos. Melhor de tudo: é simples de fazer. Entenda como este nicho funciona!
Como produzir itens de papelaria?
Como dissemos, o mundo da papelaria é enorme atualmente, envolvendo canecas personalizadas, brindes para eventos, planners customizados, diversos tipos de presentes, lembrancinhas e muito mais.
É possível personalizar produtos utilizando diferentes técnicas, que varia de acordo com o material usado, necessidade da empresa e outros fatores. Alguns são até mesmo bordados!
A sublimação é o mais indicado para estampar canecas, camisetas, ecobags, mouse pads, chaveiros, entre outros produtos. Uma técnica de estamparia super fácil de fazer, com ótimo custo-benefício.
Para aplicá-la é preciso contar com uma impressora sublimática, tintas especiais, papel sublimático e uma prensa térmica. Além do material que será estampado, é claro. Tirando a impressora, todos esses produtos são baratos, fáceis de encontrar.
A máquina, por toda a tecnologia que envolve, é mais custosa – mas ainda sim, tem um excelente custo benefício. A sublimação funciona da seguinte maneira: a pessoa seleciona a estampa que será usada e a imprime pelo equipamento, papel e tintas corretas.
Depois, coloca o desenho sobre a peça que será estampada e com uma prensa térmica, fará pressão sobre ela. Com o calor, a estampa vai se dissolver e estampar diretamente no material final.
Tudo isso proporciona um resultado impecável, com cores vivas, nítidas e peças em alta qualidade.
Papelaria com sublimação: a união perfeita para atrair clientela
Como vimos, vale a pena investir no mundo da papelaria e com uma técnica como a sublimação, os resultados virão com o tempo com certeza. A divulgação é essencial neste nicho, então crie perfis nas redes sociais, tire fotos bonitas e o empreendedor pode mandar um kit para influenciadores digitais da região.
Se ele divulgar, conseguirá atrair clientes com mais facilidade. Para quem deseja abrir o próprio negócio ou aumentar a sua produção, a sublimação é a mais ideal, por exigir poucos equipamentos e consequentemente, espaço.
Este é um mercado extremamente vantajoso, vale a pena estudá-lo ainda mais e investir com segurança!