Postagem Coletiva | Série Blogs: Dicas sobre domínio e hospedagem

teoriacriativa-dicaetal(via)

Oba! Olha quem veio com mais postagem coletiva! E hoje, sobre um assunto de interesse mundial: domínio e hospedagem! Minhas amigas já publicaram seus posts, então corre lá pra conferir! Para quem ainda não sabe, a Série Blogs são postagens que eu, a Vivi do  Dias de Sol, July do Garagem Feminina e a Pati do Espelho Feminino, falamos sobre assuntos relacionados a blogs! Então vamos conferir as dicas de hoje?

Ah, e não esqueça de compartilhar as dicas com os amigos(as)!

Confesso que para mim, no começo, foi bem difícil associar cada coisa em seu lugar. Vou explicar de uma forma simples e espero que você entenda, mas se ainda sim tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários que vou responder tudo pra vocês!

Domínio
Domínio é o nome do seu blog. Mas não é somente aquele nome, por exemplo “Dica e Tal“, mas sim o nome completo! Domínio está associado com o endereço do seu blog, ou seja: ele pode ser: .com / .com.br / .net / .org entre tantos outros! Se vocês repararem ali em cima, verão que o endereço do blog é http://www.dicaetal.com.br. Existem dois tipos de domínios: nacional e internacional.
O nacional tem a terminação .com.br e o internacional tem a terminação .com. Basicamente a diferença é essa e apenas isso. Você utilizando qualquer um dos dois, terá um endereço para seu blog que poderá ser acessado de qualquer lugar. Há outras infinitas terminações para os endereços de blogs e sites, mas os mais conhecidos são esses que citei. Se quiser conferir outras categorias de domínio, dê uma olhada aqui.

Existe outra coisa muito importante para que você tenha um domínio para seu blog. Como falei acima, domínio é o nome do seu blog, ou seja: ele é seu! Quando você compra o domínio, ninguém mais pode comprar um igual. Existem vários sites que vendem domínios. O meu (dicaetal.com.br) foi comprado no Registro BR e foi super tranquilo, eles são bem atenciosos e rápidos. Esses dias mesmo liguei lá para perguntar algo e fui bem atendida. Lembrando que no Registro BR todos os domínios são .com.br. O registro custa R$30,00 e tem duração de um ano! E não se preocupe que eles te avisam quando seu domínio vence e te mandam um boleto direto no seu e-mail, onde terá um link e você pode escolher se quer registrar seu domínio por até dez anos!

Hospedagem
Hospedagem é um local onde seu blog vai morar. É a casa própria do seu blog, digamos assim. Quando você cria um blog, inicialmente, existem duas plataformas gratuitas e bem conhecidas que são o WordPress (onde o Dica e Tal foi criado) e o Blogger. Vamos dizer que essa plataforma gratuita seja a casa alugada do seu blog. Essas plataformas são ótimas também, até porque são gratuitas, porém são bem limitadas! Você se vê obrigada a usar apenas o que eles te disponibilizam e se o seu blog cresce a cada dia (isso é o que sempre esperamos), você vai perceber que será necessário mudar da sua casa alugada, para a sua casa própria.

Quando você hospeda seu blog, você passa a dominar tudo dentro dele! Pode ter seu layout personalizado, pode inserir anunciantes, enfim! Ter vários atalhos e links que deixam seu blog com a sua cara e também diferente de outros tantos blogs que vemos por ai!
A hospedagem também permite você ter contas de e-mail personalizadas, como por exemplo: fulanodetal@dicaetal.com.br… Esse tipo de coisa dá um ar mais profissional ao blog 😉
Você também tem uma quantidade maior de tráfego, ou seja, não corre o risco de várias pessoas entrarem em seu blog e por causa disso, ele ficar fora do ar.
O espaço de disco para adicionar imagens também é maior! Pode inserir mais mídias dentro dele sem se preocupar.
Tudo isso claro, depende do plano que você comprar. Há diversos planos e preços para uma hospedagem.
Como, infelizmente, o Dica e Tal ainda não está hospedado em nenhum local, não tenho uma empresa para indicar. Vou deixar abaixo algumas empresas que conheço e seus preços… Quem se interessar pode dar uma olhada mais a fundo 😉 (clique na imagem para aumentar)

nuwem+dicaetalNuvem (Hospedam que a Vivi utiliza)

prelude+dicaetalPrelude (Hospedagem que a July utiliza)

uolhost+dicaetalUol Host

Ah, estou aguardando o link do blog de vocês. Quero muito conhecer ♥  

Outros posts da Série Blogs:
Dicas para melhorar seu blog
10 erros que você não deve cometer no seu blog
Como conciliar vida pessoal com o blog?
Conselhos para um blogueiro iniciante
• Por que ter um blog?
• Como tudo começou

Me acompanhe nas redes sociais
|   Facebook   |   Instagram   |   Google+   | Skoob   |   Bloglovin   |   Twitter   | Snap: iandarardg

Anúncios

17 comentários sobre “Postagem Coletiva | Série Blogs: Dicas sobre domínio e hospedagem

  1. Eu já tive blog no blogger Sarah e sim, tem mais facilidades…
    Vai de gosto né? Não acho que um seja melhor que o outro.. Acho que um se adapta melhor a cada pessoa..
    Obrigada ♥

    Curtir

  2. Adorei as dicas, muito esclarecedor principalmente para quem está começando. Eu também tive algumas dúvidas no começo referente a hospedagem e domínio. Acho que esse investimento para o blog é essencial para o seu crescimento. Pelo menos eu vi bastante resultados quando fiz essas alterações! Beijos 🙂

    Curtir

  3. Simone, sobre o theme (layout) do seu blog, você precisa ver alguém que instale isso pra você.
    Primeiro, compra a hospedagem. Com a hospedagem ok, você terá todo o acesso ao seu blog, podendo assim alterar a programação dele..
    No caso, você contrata alguém que entenda de programação e instale o theme desejado, ou então contrata uma empresa para montar seu layout personalizado e eles mesmo já instalam tudo pra você.

    Não conheço a fundo o trabalho dessas pessoas, mas vou indicar algumas empresas que podem fazer isso pra você.

    http://guide4.com.br/ – A Juliana Fonseca fez o layout da July, do Garagem Feminina. (o link do blog da July está aqui no post 😉
    http://www.xcake.com.br/ – Já pedi um orçamento para eles.. Tem vários que eles programaram 😉
    http://evelynregly.com/ – Nossa vaquinha na internet hihihi, ela é ótima. Fica lindo os layouts dela!

    Caso não queria um layout personalizado, mande um e-mail para eles e veja quando fica apenas para programar o layout no seu blog 😉

    Espero ter ajudado.. Qualquer dúvida, me manda um e-mail no iandararodrigues@hotmail.com

    Curtido por 1 pessoa

  4. Estou quase contratando o nuvem hospedagem, mas quero contratar e já mudar o theme do blog. Você conhece algum site confiável ?? Na verdade o theme já está pronto, só preciso de alguém para comprar(site internacional) ele e instalar. Só que os sites que eu já orcei achei os preços muito caros pra um theme que já está pronto.
    Adorei seu post. Beijos.

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s